Trabalhos 2024/2025

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Gorduras Saturadas e Não Saturadas

Escalão: 2.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos do ensino básico

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Depois de analisados os resultados do inquérito realizado na turma, os alunos utilizaram a folha de cálculo para verificarem quais os alimentos mais consumidos, em casa e na escola. Com base nesses dados, decidiram selecionar os seguintes alimentos: pão, bolachas tuc de bacon e recheadas com chocolate, leite, fruta (banana), arroz, carne (de porco), peixe (robalo), esparguete, batata e cenoura.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo de gorduras:
A pesquisa, sobre gorduras saturadas e não saturadas; consumo excessivo e efeitos nocivos para a saúde, foi realizada pelos alunos de uma turma de 6º ano, nas aulas de Ciências Naturais, em pequeno grupo ( 3 elementos). Os alunos consultaram diversos sites na Internet relacionados com o tema (https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/riscos-nutricionais-/gorduras-alimentares.aspx ; https://www.fatsecret.com.br/calorias-nutri%C3%A7%C3%A3o/ ; https://www.trofasaude.pt/bragacentro/artigos/sabe-o-mal-que-as-gorduras-fazem-ao-seu-corpo/)
Em seguida, selecionaram e organizaram a informação a partir de diversas fontes.
Relativamente aos alimentos selecionados, pesquisaram sobre o valor nutricional de cada um, ao nível das gorduras. Em seguida, utilizaram a folha de cálculo para elaborar um gráfico de barras justapostas com o valor absoluto, em gramas, de lípidos/ácidos gordos saturados e não saturados, por 100g/ml de alimento.

Memória descritiva:
O painel tem 89 cm por 149 cm. Para a sua realização foi utilizado papel de cenário, um cartaz antigo para fazer as letras e os indicadores do teor de gordura dos alimentos escolhidos, papel impresso com textos, embalagens de alimentos, imagens de alimentos, tesouras e cola. O painel foi afixado na sala de convívio/bar da escola, por ser um local visitado por toda a comunidade educativa e assim ter mais impacto. A turma 6º B, com 13 alunos, fez a investigação, a seleção dos alimentos, a elaboração dos textos e do gráfico, bem como a colagem de todos os componentes do painel.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: