Trabalhos 2024/2025

Escola Secundária Alexandre Herculano (Porto)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Gorduras Saturadas e Não Saturadas

Escalão: 2.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos do ensino básico

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Após a realização de entrevistas durante os intervalos, aos colegas da Escolas, os Eco-Guardiões perceberam que os produtos que os alunos mais consomem nos lanches são: batatas fritas, refrigerantes, bolachas oreo, chocolates, gomas, pizza, etc.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo de gorduras:
Tendo em conta que o dia da alimentação se celebra a dia 16 de outubro e já estava contemplada no plano anual de atividades da escola desde o início ano letivo, ainda não existia a informação que, no caso do desafio da ABAE o tema seria o consumo excessivo de gorduras. Por isso, realizamos, à semelhança do ano letivo anterior, sobre os aditivos.
Esta investigação foi realizada com todos os alunos do 5.º ano, com o objetivo de sensibilizar para os perigos do consumo excessivo de açúcar e aditivos alimentares. Através de atividades práticas e educativas, os alunos exploraram os efeitos negativos que estes ingredientes podem ter na saúde, como o aumento do risco de obesidade, diabetes, cáries dentárias, e problemas de comportamento e concentração.
Durante a experiência, os alunos analisaram rótulos de produtos alimentares comuns (acima mencionados), e ficaram surpreendidos com a quantidade de açúcar e aditivos presentes. Foram realizadas comparações entre opções mais saudáveis e menos saudáveis, promovendo a leitura crítica dos rótulos.
A pesquisa também incluiu debates em sala de aula, questionários sobre os hábitos alimentares e a elaboração do painel.

Memória descritiva:
O painel é de aproximadamente de 1,50mx1,98m, foram utilizadas cartolinas de 3 cores. Os cartazes com a informação colada nas cartolinas foram realizados no Canva, nas aulas de TIC. O painel está afixado no buffet da escola, sendo um local muito movimentado pelos alunos e onde costumam parar para lanchar.
A atividade inseriu-se num conjunto mais alargado de ações desenvolvidas no âmbito da alimentação saudável (como a distribuição de fruta pela escola), dinamizadas em estreita colaboração com a equipa do Programa de Educação para a Saúde (PES) da escola. Esta articulação permitiu criar uma abordagem mais integrada, reforçando os conteúdos trabalhados nas aulas com ações concretas, envolventes e ajustadas à idade dos alunos.
Esta atividade, centrada na investigação do consumo excessivo de açúcar e aditivos alimentares, revelou-se uma oportunidade fundamental para promover a consciência crítica dos alunos em relação aos alimentos que consomem diariamente. O tema da alimentação, sendo um aspeto essencial da saúde e bem-estar, foi abordado de forma prática e participativa, permitindo aos alunos do 5.º ano compreenderem melhor o impacto das suas escolhas alimentares.

Registo fotográfico: