Trabalhos 2024/2025

Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo (Viana do Castelo)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Gorduras Saturadas e Não Saturadas

Escalão: 3.º Escalão: ensino secundário, profissional e superior

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Foram recolhidas 53 respostas ao questionário aplicado aos alunos de todas as turmas da escola.
O objetivo foi avaliar a ingestão de gorduras totais e gorduras saturadas. Para a análise, foram somadas as frequências de consumo "Todos os dias" e "3-4 vezes por semana", de modo a identificar os alimentos mais consumidos com regularidade.
Com base nos resultados, os 6 alimentos mais mencionados foram:
- Fruta (69,8% dos alunos)
- Carne de aves (frango, perú, coelho) (43,4%)
- Carnes vermelhas (vaca, porco, borrego, cabrito) (41,5%)
- Pão/Torrada com manteiga (28,3%)
- Queijo (de qualquer tipo) (26,4%)
- Leite de vaca meio-gordo (24,5%)
A distribuição relativa entre estes seis alimentos foi ainda ponderada para efeitos de apresentação gráfica, totalizando 100%. Estes dados serviram de base para a seleção dos produtos destacados no painel de alimentos.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo de gorduras:
Dois alunos da turma do 3.º ano de Técnico de Cozinha/Pastelaria ficaram responsáveis por realizar uma pesquisa sobre os efeitos do consumo excessivo de gorduras no organismo humano. Esta tarefa incluiu a consulta de diversas fontes fiáveis, nomeadamente:
- Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)
- Associação Portuguesa de Nutrição (APN)
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC)
Principais conclusões da pesquisa:
- Excesso de gorduras saturadas está associado ao aumento do colesterol LDL (colesterol “mau”), o que potencia o risco de doenças cardiovasculares, como enfarte do miocárdio e AVC.
- O consumo elevado de alimentos ricos em gordura está também relacionado com o aumento da obesidade, diabetes tipo 2 e doenças metabólicas.
- Alimentos ultraprocessados, fritos, charcutaria, pastelaria industrial, molhos cremosos e snacks são algumas das principais fontes de gorduras saturadas e trans.
Por outro lado, as gorduras insaturadas, presentes em alimentos como o azeite, o abacate, os frutos oleaginosos e o peixe gordo (como salmão ou cavala), são benéficas e devem ser preferidas.
Recomendações encontradas:
- Limitar o consumo de gordura total a cerca de 30% do valor energético diário;
- Reduzir a ingestão de gorduras saturadas para menos de 10%;
- Eliminar gorduras trans da dieta;
- Optar por métodos de confeção mais saudáveis (grelhar, cozer, assar);
- Ler rótulos nutricionais com atenção, procurando produtos com menor teor de gordura saturada.
Conclusão:
A pesquisa realizada permitiu reunir dados essenciais para a construção do painel e para o desenvolvimento de mensagens de sensibilização. Parte desta informação foi incorporada nos textos explicativos do painel, com destaque visual para os efeitos nocivos das gorduras em excesso.

Memória descritiva:
A partir da atividade "Que quantidade de gorduras ingeres por dia?", os alunos do Curso de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria - 3º ano, foram desafiados a investigar e representar graficamente o teor de gordura dos alimentos mais consumidos no seu quotidiano.
A atividade foi desenvolvida ao longo de várias sessões práticas, articuladas com os conteúdos do módulo “Plano de Negócio” e "Nutrição e Dietética".
Participaram 16 alunos, organizados por tarefas específicas:
Etapa 1 – Recolha de Informação (Supermercado):
>> Os alunos visitaram um supermercado (Aldi), onde analisaram rótulos de produtos de diferentes categorias.
Etapa 2 – Questionário e Tratamento de Dados:
>> Foi realizado um questionário online (Forms) para identificar os alimentos mais consumidos. Os seis alimentos mais votados foram analisados em termos de gordura total e gordura saturada por porção.
Etapa 3 – Construção do Painel:
>> Representação gráfica dos dados recolhidos.
>> Desenho manual dos alimentos.
>> Investigação e redação de textos informativos sobre os efeitos nocivos das gorduras, com base em fontes como a ASAE.
>> Escrita dos títulos, legendas e organização visual do painel.
Materiais Utilizados (Reutilização e Sustentabilidade):
- Rolhas de cortiça, tampas de plástico, esponjas usadas, embalagens de cereais e caixas de ovos;
- Jornais, folhetos de supermercado, pacotes de leite e marcadores reciclados.
O painel destaca seis alimentos com elevada frequência de consumo entre os jovens: fruta, carnes de aves, carnes vermelhas, pão com manteiga, queijo e leite. As análises mostraram diferentes teores de gorduras saturadas, permitindo debater escolhas alimentares mais equilibradas.
A atividade foi extremamente enriquecedora do ponto de vista pedagógico, envolvendo os alunos em todas as fases – desde a recolha de informação até à montagem final do painel –, promovendo autonomia, responsabilidade e pensamento crítico. A exposição do painel junto à área de refeições permitiu envolver toda a comunidade escolar.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: