Trabalhos 2024/2025
Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
Atividade: Painel dos Alimentos: Gorduras Saturadas e Não Saturadas
Escalão: 2.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Primeiramente pensou-se de que modo poderia ser organizado o inquérito e o que queríamos saber.
Preparam-se inquéritos (um por grupo); analisaram-se e fez-se um inquérito final, de turma.
Aplicou-se o inquérito final à turma 9º C. Do mesmo constavam alimentos como: carnes vermelhas, enchidos, fiambre, peixes gordos, laticínios (leite, iogurtes queijo) gordos e magros, óleos vegetais, azeite, manteiga, aperitivos, bolachas, pastelaria industrial, chocolates, gelados, fast-food, alimentos fritos em casa ou comprados, frutos secos, sementes, fruta fresca e manteiga de côco. Os alunos tinham de assinalar no inquérito a frequência com que comiam estes alimentos. As opções eram: todos os dias, três a quatro vezes por semana, uma a duas vezes por semana, uma a duas vezes por mês, nunca ou quase nunca. Tendo em conta o tratamento estatístico dos inquéritos, foram aferidos os alimentos consumidos com mais frequência e construída uma tabela onde constavam os alimentos consumidos com mais frequência, e a frequência de ingestão dos mesmos (nº de alunos que ingeriam o alimento diariamente, por exemplo).
Os alimentos selecionados foram: fruta fresca, leite/iogurtes/queijos magros, leite/iogurtes/queijos gordos, bolachas/bolos/pastelaria industrial e carnes vermelhas.
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo de gorduras:
Foi lançada uma proposta de trabalho investigativo a todos os envolvidos e os alunos trabalharam em grupo.
Após a análise dos resultados, pesquisou-se o teor em gordura total e saturada para cada um dos alimentos frequentes (ingeridos diariamente ou 3 a 4x / semana). https://www.fatsecret.pt/
Fez-se o estudo dos alimentos, composição nutritiva e análise de rótulos com o descodificador de rótulos (https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/descodificador-de-rotulos/.
Organizaram-se os alimentos de acordo com a origem da gordura: vegetal e peixes gordos; animal e industriais/desidrogenadas. Criou-se um código e simbologia: círculo verde – gorduras insaturadas; quadrado amarelo gorduras saturadas; triângulo vermelho – gorduras transformadas industrialmente.
Estudou-se o efeito dos 3 tipos de gordura na saúde.
Organizou-se a informação recolhida.
Memória descritiva:
O painel realizado tem as dimensões 100x100 (Impressão em papel com logótipos e layout). Foram feitas colagens em papel com informação. Os materiais utilizados foram: cola, fita-cola, imagens de alimentos e rótulos, lápis de cor e marcadores.
Os estudantes envolvidos foram os 23 alunos da turma 9º C. Os alunos trabalharam em grupo, em sala de aula (atividade letiva) e fora do horário letivo (participação voluntária).
Numa primeira fase os alunos foram convidados a colaborar na produção do Padlet "O 9º ano à mesa"
https://padlet.com/ESIC_135/o-9-c-mesa-ftpfpyodk4bkgvrh. Cada aluno fotografou/descreveu/analisou durante uma semana as suas refeições;
Fez-se um estudo de alimentos, composição nutritiva e análise de rótulos com o descodificador de rótulos (https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/descodificador-de-rotulos/).
Os alunos estudaram os tipos de gorduras e o seu significado: saturadas, insaturadas e transformadas e pesquisaram as consequências, para a saúde, da ingestão destes tipos de gordura.
Fizeram o inquérito e aplicaram-no. Analisaram e trataram os resultados. Elaboraram tabelas e gráficos.
Idealizaram o painel e organizaram a informação para colocar no mesmo.
Apresentaram o seu trabalho aos professores do conselho de turma.
Afixaram o painel na cantina.
Registo fotográfico:
Inquéritos realizados: