Trabalhos 2024/2025

Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa - CESPU (Penafiel)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Gorduras Saturadas e Não Saturadas

Escalão: 3.º Escalão: ensino secundário, profissional e superior

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Total de estudantes inquiridos: 48
Assinala quais destes alimentos achas que contêm mais gorduras saudáveis (insaturadas):
(resposta múltipla)
• Abacate: 39 alunos (81%)
• Frutos secos (nozes, amêndoas): 36 alunos (75%)
• Azeite de oliva: 41 alunos (85%)
• Manteiga: 15 alunos (31%)
• Batatas fritas: 10 alunos (21%)

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo de gorduras:
1. Doenças Cardiovasculares
A ingestão elevada de gorduras saturadas aumenta os níveis de colesterol LDL (“mau colesterol”), contribuindo para o desenvolvimento de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
2. Obesidade e Excesso de Peso
Dietas ricas em gorduras saturadas estão ligadas ao aumento do peso corporal, um fator de risco para várias doenças crónicas.
3. Cancros Associados à Obesidade
O excesso de gordura corporal está relacionado a um maior risco de desenvolver certos tipos de cancro, como o da mama, próstata e cólon.
4. Síndrome Metabólica
O consumo elevado de gorduras saturadas pode levar à resistência à insulina, hipertensão e dislipidemia, componentes da síndrome metabólica.
5. Inflamação Crónica
Dietas ricas em gorduras saturadas podem promover inflamação crónica, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas.

Memória descritiva:
Objetivo:
Este painel foi desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas com o propósito de sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada e para o impacto do consumo de gorduras na saúde. O foco principal foi distinguir gorduras saturadas (menos saudáveis) e gorduras insaturadas (mais saudáveis), incentivando escolhas conscientes no dia a dia.
Características do Painel
• Dimensões aproximadas:
120 cm (largura) × 100 cm (altura)
• Materiais utilizados:
• Cartolina colorida e papel kraft reciclado
• Fotografias de alimentos impressas (recolhidas de revistas e internet)
• Colagens em relevo com texturas (papel EVA, ráfia e tecido)
• Canetas de acetato, marcadores e lápis de cor
• Títulos e etiquetas plastificadas
• Cola quente e fita adesiva dupla face
• Código QR com link para vídeo educativo e resultados do inquérito feito aos alunos
• Conteúdos incluídos:
• Separação clara entre alimentos ricos em gorduras saturadas e insaturadas
• Explicação visual dos efeitos das gorduras no organismo
• Mensagens-chave de saúde e sugestões de substituições saudáveis
• Resultados do inquérito realizado junto dos alunos
• Frases de sensibilização construídas pelos alunos:
“O que comemos, reflete-se na nossa saúde!”
“Gordura não é tudo igual: aprende a escolher!”
• Local de afixação:
O painel encontra-se exposto no corredor central junto ao refeitório, local de grande visibilidade e passagem frequente de alunos, professores e encarregados de educação.
Envolvimento dos Estudantes
Os estudantes do ensino superior estiveram ativamente envolvidos em todas as fases do projeto:
• Participaram na pesquisa e seleção de imagens dos alimentos;
• Responderam a um inquérito diagnóstico sobre o consumo de gorduras;
• Contribuíram com sugestões de frases e desenhos para o painel;
• Ajudaram na montagem e decoração do painel em grupo, promovendo o trabalho colaborativo;

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: