Trabalhos 2016
Escola Profi. Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)
Atividade: A - painel de bebidas
Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e universitário
										Processo:
										RESULTADOS INQUÉRITO 
Perguntas Elaboradas pelos alunos – Observação bar da escola: 
1 - O que os alunos mais consomem no almoço no bar e lancheiras? 
Panados de carne e misto  
Hambúrguer com queijo  
Sandes de Patés de delicias do mar e atum 
Sandes de Ovos mexidos com salsichas  
2 - O que os alunos mais consomem nos lanches no bar e lancheiras? 
Croissant de chocolate/mistos  
Sandes Mista  
Bolos (croissant de chocolate)  
Leite com chocolate  
3 - O que os alunos mais consomem para sobremesas no bar e lancheiras? 
Fruta;  
Café  
Chocolates – “Kinder bueno” 
Perguntas da Auditoria Ambiental - Observação cantina da escola: 
4 - Quantos alunos levam sopa? Mais de 75%  
5 - Quantos alunos levam fruta? Mais de 75%  
6 - Qual a quantidade de comida no prato no fim da refeição? Muito Pouca 
Perguntas da Auditoria Ambiental – Inquéritos Alunos: 
7 - Os alunos consomem habitualmente em casa durante o almoço/jantar?  
-Sopa- entre 51 e 80 % 
-Legumes- mais de 81%  
-Refrigerantes- Entre 6 e 25 %  
8 - Os alunos consomem habitualmente em casa ao Pequeno-Almoço? 
-Leite/Iogurte- Mais de 81%  
-Bolos- entre 26 e 50 %  
-Pão/Cereais- Mais de 81%  
-Fruta- entre 51 e 80 %  
BEBIDAS SELECIONADAS: 
Coca-cola - 36g/lata 
Ice-Tea Frutea - 18g/lata 
Sumo Compal - 20g/garrafa (depende dos sabores) 
Leite com Chocolate UCAL - 25g/garrafa 
Água - 0 açucares adicionados 
Leite - 0 açucares adicionados                                    
										Características do painel:
										Não se tratou bem de um painel... Foi elaborada uma pequena exposição com as bebidas selecionadas pelos alunos, com os pacotes de açúcar equivalente à quantidade de açúcar existente em cada uma das embalagens. As bebidas foram colocadas em caixas de cartão reutilizadas que fomos buscar à reprografia da escola. Estava também afixado num "post-it" a quantidade exata em gramas. 
Resolvemos chamar à exposição "O Açúcar que bebes" e colocamos os resultados dos inquéritos realizados pelos alunos em cartazes à volta das mesas. 
A exposição relativa ao projeto "Alimentação Saudável e Sustentável" encontra-se no bar da escola.                                    
Inquérito:
Registo fotográfico:
 
					




