Trabalhos 2017-18
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Atividade: A - brigada da cantina
Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
										Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
										ASPETOS ANALISADOS PELA BRIGADA DA CANTINA 
1.	Autores do estudo 
•	O presente estudo foi realizado pela turma do 3ºB, responsável pela implementação do projeto Brigada da Cantina». 
•	Houve a colaboração do Engº Alimentar da Câmara Municipal de Arganil, António Brito. 
2.	Amostra 
•	A amostra é constituída por 132 alunos da EB1, representando cerca de 90% do total de alunos da escola que são 147. 
•	Não foram incluídos neste estudo os alunos do Jardim de Infância 
3. Aspetos analisados pela brigada da cantina 
- avaliação do ruído 
- avaliação da higiene das mão 
- avaliação do consumo da refeição                                    
										Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
										ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E TAREFAS 
A turma do 3ºB é constituída por 18 alunos. 
Estes, foram divididos em três grupos cujas tarefas atribuídas foram: 
Grupo 1 - Avaliação do Ruído 
Grupo 2 - Avaliação da higiene das mãos 
Grupo 3 - Avaliação do consumo da refeição 
Grupo 4 - Ações de sensibilização nas turmas - estas ações eram preparadas pelos alunos que referiam os números da semana anterior e sensibilizavam os alunos para os três estudos a realizar durante o almoço na cantina - 5 minutos por dia/uma vez por semana - 2 ou 3 alunos em cada uma das 8 turmas da escola. 
RESULTADOS OBTIDOS 
Avaliação do ruído 
1.	Resultados alcançados 
•	A diferença entre o mês de Janeiro e o mês de maio no que respeita ao item «Muito barulho» é de 5 – cerca de 4% de melhoria. 
•	A diferença entre o mês de janeiro e o mês de maio no que respeita ao item «Barulho Insuportável» é de 37. Isto é, passou de 48 alunos para 11 alunos apenas, representado uma melhoria de 28%. 
•	O número de alunos nos itens «Silêncio» e «Algum barulho» aumentou de 59 no mês de janeiro para 101 alunos no mês de maio o que representa uma melhoria de 42 alunos ou seja de 32% no universo dos 132 alunos da amostra. 
2.	Conclusões 
•	Entre os meses de janeiro e maio houve uma diminuição do nível de ruído na ordem dos 25%, se considerarmos que «silêncio» e «algum barulho» são positivos para o estudo. 
•	janeiro – 52% 
•	fevereiro – 55% 
•	março – 59% 
•	abril – 68% 
•	maio – 77% 
•	A melhoria verificada deve-se à ação da «Brigada da cantina». 
Avaliação da higiene das mãos: 
Resultados alcançados 
1.	Resultados alcançados 
•	A diferença entre o mês de Janeiro e mês de maio no que respeita aos itens «Lavaram as mãos» é de 22. Isto é, passou-se de uma média de 87 alunos em janeiro, representando 66%, e terminou com 109 em maio, o que representa 83% da amostra. 
•	Há, portanto, uma melhoria de 17% no número de alunos que lavaram as mãos antes da refeição. 
2.	Conclusões 
•	Entre os meses de janeiro e maio houve um aumento do número de alunos que lavaram as mãos antes da refeição: 
•	67,5% em janeiro 
•	70% em fevereiro 
•	72,4% em março 
•	77,4% em abril 
•	81,2% em maio 
Avaliação do consumo da refeição 
1.	Resultados alcançados 
•	O valor mais baixo de consumo de sopa entre os meses de janeiro e maio foi de 95 – 72% 
•	O valor mais alto alcançado no consumo de sopa foi de 118 – 89% 
•	O consumo da totalidade da sopa aumentou de 72% para 89% entre os meses de janeiro e maio. 
•	O valor mais baixo do consumo da totalidade do prato foi de 101 em janeiro – 77% 
•	O valor mais alto do consumo da totalidade do prato foi de 109 em maio – 83% 
•	O consumo da totalidade do prato teve um ligeiro aumento entre os meses de janeiro e maio: 
•	78,6% em janeiro 
•	79,3% em fevereiro 
•	80% em março 
•	81% em abril 
•	81,6% em maio 
•	O consumo da fruta melhorou substancial mente: 
•	De 87,1% em janeiro para 93,2% em maio. 
2.	Conclusões 
•	Entre os meses de janeiro e maio houve um aumento do número de alunos que comeram totalmente a sopa, que comeram totalmente o prato na sua totalidade e a fruta. 
•	Estes resultados são bastante bons, especialmente se considerarmos que, nesta amostra de 132 alunos, só 3 não comem sopa à refeição. 
•	Estes resultados devem-se, essencialmente: 
•	Às ações de sensibilização realizadas em contexto de sala de aula 
•	Ações de sensibilização realizadas noutras turmas pelos alunos da «Brigada da cantina» 
•	O empenho das funcionárias e restante pessoal da cantina.                                    
										Divulgação à comunidade educativa:
										Os resultados obtidos pela BRIGADA DA CANTINA foram registados em tabelas que foram inicialmente afixadas no painel «Eco Escolas» e divulgados em sala de aula em todas as turmas através dos quadros interativos. 
Também houve a preocupação de divulgar este trabalho e os resultados alcançados junto da comunidade através de folhetos e desdobráveis realizados pela turma do 3ºB responsável pela implementação e avaliação do projeto.                                    
Anexos:
