Trabalhos 2017-18
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Atividade: A - brigada da cantina
Escalão: 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
ASPETOS ANALISADOS PELA BRIGADA DA CANTINA
1. Autores do estudo
• O presente estudo foi realizado pela turma do 3ºB, responsável pela implementação do projeto Brigada da Cantina».
• Houve a colaboração do Engº Alimentar da Câmara Municipal de Arganil, António Brito.
2. Amostra
• A amostra é constituída por 132 alunos da EB1, representando cerca de 90% do total de alunos da escola que são 147.
• Não foram incluídos neste estudo os alunos do Jardim de Infância
3. Aspetos analisados pela brigada da cantina
- avaliação do ruído
- avaliação da higiene das mão
- avaliação do consumo da refeição
Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E TAREFAS
A turma do 3ºB é constituída por 18 alunos.
Estes, foram divididos em três grupos cujas tarefas atribuídas foram:
Grupo 1 - Avaliação do Ruído
Grupo 2 - Avaliação da higiene das mãos
Grupo 3 - Avaliação do consumo da refeição
Grupo 4 - Ações de sensibilização nas turmas - estas ações eram preparadas pelos alunos que referiam os números da semana anterior e sensibilizavam os alunos para os três estudos a realizar durante o almoço na cantina - 5 minutos por dia/uma vez por semana - 2 ou 3 alunos em cada uma das 8 turmas da escola.
RESULTADOS OBTIDOS
Avaliação do ruído
1. Resultados alcançados
• A diferença entre o mês de Janeiro e o mês de maio no que respeita ao item «Muito barulho» é de 5 – cerca de 4% de melhoria.
• A diferença entre o mês de janeiro e o mês de maio no que respeita ao item «Barulho Insuportável» é de 37. Isto é, passou de 48 alunos para 11 alunos apenas, representado uma melhoria de 28%.
• O número de alunos nos itens «Silêncio» e «Algum barulho» aumentou de 59 no mês de janeiro para 101 alunos no mês de maio o que representa uma melhoria de 42 alunos ou seja de 32% no universo dos 132 alunos da amostra.
2. Conclusões
• Entre os meses de janeiro e maio houve uma diminuição do nível de ruído na ordem dos 25%, se considerarmos que «silêncio» e «algum barulho» são positivos para o estudo.
• janeiro – 52%
• fevereiro – 55%
• março – 59%
• abril – 68%
• maio – 77%
• A melhoria verificada deve-se à ação da «Brigada da cantina».
Avaliação da higiene das mãos:
Resultados alcançados
1. Resultados alcançados
• A diferença entre o mês de Janeiro e mês de maio no que respeita aos itens «Lavaram as mãos» é de 22. Isto é, passou-se de uma média de 87 alunos em janeiro, representando 66%, e terminou com 109 em maio, o que representa 83% da amostra.
• Há, portanto, uma melhoria de 17% no número de alunos que lavaram as mãos antes da refeição.
2. Conclusões
• Entre os meses de janeiro e maio houve um aumento do número de alunos que lavaram as mãos antes da refeição:
• 67,5% em janeiro
• 70% em fevereiro
• 72,4% em março
• 77,4% em abril
• 81,2% em maio
Avaliação do consumo da refeição
1. Resultados alcançados
• O valor mais baixo de consumo de sopa entre os meses de janeiro e maio foi de 95 – 72%
• O valor mais alto alcançado no consumo de sopa foi de 118 – 89%
• O consumo da totalidade da sopa aumentou de 72% para 89% entre os meses de janeiro e maio.
• O valor mais baixo do consumo da totalidade do prato foi de 101 em janeiro – 77%
• O valor mais alto do consumo da totalidade do prato foi de 109 em maio – 83%
• O consumo da totalidade do prato teve um ligeiro aumento entre os meses de janeiro e maio:
• 78,6% em janeiro
• 79,3% em fevereiro
• 80% em março
• 81% em abril
• 81,6% em maio
• O consumo da fruta melhorou substancial mente:
• De 87,1% em janeiro para 93,2% em maio.
2. Conclusões
• Entre os meses de janeiro e maio houve um aumento do número de alunos que comeram totalmente a sopa, que comeram totalmente o prato na sua totalidade e a fruta.
• Estes resultados são bastante bons, especialmente se considerarmos que, nesta amostra de 132 alunos, só 3 não comem sopa à refeição.
• Estes resultados devem-se, essencialmente:
• Às ações de sensibilização realizadas em contexto de sala de aula
• Ações de sensibilização realizadas noutras turmas pelos alunos da «Brigada da cantina»
• O empenho das funcionárias e restante pessoal da cantina.
Divulgação à comunidade educativa:
Os resultados obtidos pela BRIGADA DA CANTINA foram registados em tabelas que foram inicialmente afixadas no painel «Eco Escolas» e divulgados em sala de aula em todas as turmas através dos quadros interativos.
Também houve a preocupação de divulgar este trabalho e os resultados alcançados junto da comunidade através de folhetos e desdobráveis realizados pela turma do 3ºB responsável pela implementação e avaliação do projeto.
Anexos: