Trabalhos 2017-18

Colégio Bissaya Barreto (Coimbra)

Atividade:  D - eco-ementas

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Seleção da época: 1

Ementa:
Entrada: Creme de legumes
Prato principal: Bacalhau à Gomes de Sá
Sobremesa: Gelado de morango
Bebida: Sumo de frutas natural

Memória descritiva:
Valor energético total da ementa: 743 kcal
Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados:
- o consumo de energia – baixo;
- o consumo de água – baixo;
utilização de produtos orgânicos (são aquelas que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento), pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos.
Os produtos utilizados não implicam um consumo elevado de água e eletricidade. Especificamente, no que respeita aos vegetais utilizados, por se tratar de produtos biológicos os mesmos foram produzidos com base na utilização de nutrição mineral (com reduzida utilização de fertilizantes) reduzindo a pegada de carbono, assim como na maior eficiência no uso de água, com a utilização de novos sistemas de rega.
As frutas orgânicas utilizadas não possuem produtos tóxicos que se acumulam no organismo causando doenças fatais, são mais nutritivas e amigas do ambiente.
O impacto ambiental mais negativo poderia situar-se no consumo do bacalhau, quer por se tratar de um peixe que está a tornar-se escasso, quer por ser pescado longe do seu lugar consumo. Contudo, relativamente ao primeiro ponto com as novas medidas de regulação da pesca do bacalhau, os cenários de sustentabilidade deste peixe são muito mais otimistas do que há alguns anos atrás.
Elementos da comunidade envolvidos neste projeto: Professora, 3 alunos e pais.
- A professora deu a conhecer o projeto e motivou os alunos;
- os alunos pensaram a ementa;
- os pais adquiriram ao alimentos;
- os alunos confecionaram a ementa;
- os alunos e pais degustaram a refeição.

Registo fotográfico:

Informação extra: