Trabalhos 2020/2021

Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde (Sesimbra)

Atividade:  Qual é o teu Super-Poder?

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

A história:

Memória Descritiva:
a) Explicação do processo de conceção e de elaboração do mesmo assinalando as suas fases mais significativas
A turma B do 2.º ano aceitou o desafio destinado às Escolas de Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo que “visa principalmente alertar os pais e encarregados de educação, para a importância de optar por escolhas alimentares mais sustentáveis privilegiando o consumo de frutícolas e hortícolas locais, de época e, se possível, provenientes de um modo de produção biológico.”
O desenvolvimento deste trabalho realizou-se, sobretudo, nas aulas de Português/Estudo do Meio mobilizando competências diversas através da implementação de metodologias ativas. Desta forma, foram proporcionados aos alunos momentos de reflexão, a fim de contribuir para o desenvolvimento de diversas áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como a “Informação e comunicação”, o “Pensamento crítico e pensamento criativo”, a “Sensibilidade Estética e Artística”, entre outras.
Fase 1 – Pesquisa
Começamos por, atendendo ao sugerido no documento orientador, identificar os frutos e legumes ingeridos em duas refeições. Trouxemos imagens, retiradas de panfletos dos supermercados, de cada fruto e legume. Organizamos uma cartolina com estas imagens.
De seguida em grupo turma escolhemos dois alimentos diferentes que foram consumidos pela turma: uma fruta (a melancia) e um legume (cenoura) para incidirem sob eles a nossa pesquisa. A escolha foi feita por votação e os alunos escolheram os alimentos que mais gostam de comer nesta altura do ano.
A professora fez a breve pesquisa no Google e apresentou-a à turma.
Cada aluno elaborou um mapa conceptual com as informações retiradas dos textos, deu-se principal foco à descoberta dos seus superpoderes.
Fase 2 – Concretização do projeto
Elaborou-se um plano de história muito simples com as ideias básicas.
Deu-se início à escrita do texto, encaixando todas as ideias que constavam nos mapas conceptuais de cada legume/fruta.
Tendo terminado a escrita, cada aluno levou uma parte da história para ilustrar. Finalmente apresentaram os seus desenhos e votaram naqueles que querem submeter.
Fase 3 – Divulgação
Os alunos entregaram à Biblioteca da Escola um exemplar da história criada.
Noutro momento um par de alunos foi apresentar a outra turma uma parte da história, e conversaram com os colegas sobre o que aprenderam acerca dos poderes de cada legume/fruta. No final deixaram para cada colega um marcador de livro que lembra da importância de se comer fruta/legumes cada dia.
Trabalho realizado por:
Os 21 alunos do 2.º ano e a docente titular da turma, Huga Jacob
Anexos
As imagens sobre o trabalho desenvolvido não foi possível colocar, pois o ficheiro estava em PDF.
Sites de pesquisa:
In https://www.suapesquisa.com/frutas/melancia.htm
In https://www.tuasaude.com/beneficios-da-melancia/