Trabalhos 2022/2023
Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
O projeto iniciou- se com uma discussão acerca do que deveríamos melhorar no espaço das refeições. Desta reflexão resultou a elaboração de um ECO CODIGO da cantina. Os alunos fizeram um cartaz com as suas sugestões para expor neste espaço. Este eco código serviu como mote para verificar quais os aspetos a analisar pela brigada da cantina. Assim, a brigada da cantina analisa a higienização das mãos e do espaço da refeição, o desperdício alimentar, o ruído, o consumo de alimentos saudáveis e a separação correta dos resíduos.
Quantos alunos foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Todos os alunos da escola (pré-escolar e 1º ciclo) estiveram envolvidos neste projeto, uma vez que todos utilizam a cantina da escola, no entanto os alunos dos 3º e 4ºs anos tiveram a missão de representar a brigada da cantina. De forma a todos participarem, foi realizada uma tabela com a distribuição equitativa dos alunos pelos dias da monitorização. A Brigada da Cantina é constituída por quatro alunos com diferentes tarefas, funciona de forma rotativa e semanal (ver anexo). Cada aluno usa um colete, chapéu e placa de identificação, de forma a incentivar o envolvimento dos participantes.
No início da monitorização os elementos da brigada são distribuídos pelas suas tarefas. - Elemento responsável pela monitorização da higienização das mãos fica na entrada da cantina e faz o registo na grelha relativa.
Elemento responsável pelo ruído coloca-se junto do semáforo luminoso e aplicação no tablet; foi instalada uma aplicação no tablet que mede os decibéis. Luz verde para valores até 80db, luz amarela para valores entre 81 a 90db e para valores iguais ou superiores a 90 db luz vermelha.
Quando existe alteração de valor, o aluno responsável vai mudando a cor do semáforo, de acordo com o ruído que se faz sentir, fazendo o registo na respetiva grelha.
Importa referir que, inicialmente, na cantina foi colocado um semáforo do ruído de cartão e sua respetiva legenda (ver foto) elaborado pelos alunos nas aulas de clube Eco -Escolas. Mais tarde, um Encarregado de Educação, após visita à escola, colaborou na produção de um semáforo luminoso. (ver foto).
No conselho Eco- Escolas de 21 de março de 2023, os alunos foram auscultados acerca da prestação das brigadas. Estes concordaram que o projeto está a ser um sucesso, no entanto o ruído devia ser melhorado. No seguimento, sugeriram que deveríamos colocar música calma durante as refeições para diminuir o ruído. Esta sugestão, aliada ao semáforo, foi concretizada e até agora tem sido um sucesso e permitiu que houvesse uma melhoria nos valores do ruído da cantina.
Elemento responsável por monitorizar o desperdício alimentar; este aluno era responsável por pesar o desperdício e fazer o seu registo. (ver foto)
Elemento responsável por verificar o número de alunos a almoçar, a limpeza do espaço de refeição, bem como da separação correta dos resíduos e posterior registo. Durante a refeição, os alunos da brigada incentivam os colegas a consumir toda a refeição.
No final da refeição, os alunos da Brigada registam no cartaz afixado na cantina (ver foto) os valores referentes ao desperdício alimentar e ao ruído. Estes valores são trabalhados na área da matemática, pois referem-se a um gráfico. Os alunos participam ainda, com as assistentes operacionais na reciclagem dos resíduos orgânicos resultantes da confeção das refeições, colocando-os no compostor.
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
Na escola existe uma newsletter Eco-Escolas, onde são publicadas à comunidade as atividades realizadas no âmbito deste projeto. Na newsletter do 2º período deu-se destaque à brigada da cantina. (ver anexo)
A divulgação também ocorreu através do Facebook da escola e vitrine instalada no portão principal.
Registo fotográfico da brigada em ação:
Outros anexos (Word, PDF):