Trabalhos 2022/2023
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
Os aspetos que a brigada da cantina analisou foram: incentivar o consumo da totalidade da refeição, de forma a minimizar o desperdício alimentar; sensibilizar para o conceito da “dose certa”, junto dos alunos e dos funcionários; verificar a higiene das mãos, antes do início da refeição; alertar para o nível de ruído à hora do almoço; promover a conservação das instalações do refeitório, utensílios e mobiliário; verificar se é feita a separação dos resíduos; verificar se os alunos deixam o seu lugar limpo e arrumado, levando todos os seus pertences; verificar se as escovas de dentes estão arrumadas; verificar se os lavatórios estão limpos; verificar se não existem chapéus e casacos no chão, perto dos cabines no corredor, perto do refeitório.
Quantos alunos foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Na brigada da cantina foram envolvidas todas as crianças do 1.º CEB, ou seja, cerca de 60. Esta brigada teve início no mês fevereiro, depois de ter sido realizada uma assembleia de escola, para organizar a distribuição de tarefas e a frequência de intervenção. Em cada turma dos 4 anos de escolaridade criaram-se pares de trabalho, consoante a ordem alfabética. Cada turma fica responsável pela brigada da cantina durante 3/4 semanas, consoante o número de crianças. As brigadas da cantina funcionam de 2.ª feira à 5.ª feira, sendo que os pares alternam diariamente. Quando se iniciou esta proposta de monitorização, considerou-se pertinente iniciar com as turmas do 4.º e 3.º anos, pois já estavam mais familiarizadas com os objetivos desta atividade, uma vez que já tinham tido essa experiência em anos anteriores. Os pares responsáveis pela brigada utilizam os coletes do Eco-Escolas, para serem mais facilmente identificados. Havia uma grelha de monitorização com os aspetos a ter em conta e a serem observados, para orientar a ação dos alunos. Essa grelha, era de fácil preenchimento, pois era uma lista e cada coluna correspondia ao dia da semana, assim cada criança apenas tinha de colocar um check em cada parâmetro, consoante o dia.
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
Na nossa escola existe uma Newsletter, que é feita mensalmente e que resume as atividades dinamizadas ao logo desse mês. Na Newsletter de março e de abril foi dedicado um espaço para as atividades do Eco-Escolas, mais especificamente dedicado às diferentes brigadas existentes na nossa escola: Brigada do recreio, Brigada da horta, Brigada dos espaços comuns/wc/refeitório/cantina. Esta Newsletter está disponível para a comunidade educativa e para as famílias, tendo sido utilizado esse meio para a divulgação com a restante escola e com as famílias de cada criança, assim como a plataforma ChildDiary.
Registo fotográfico da brigada em ação:
Outros anexos (Word, PDF):