Trabalhos 2022/2023

Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
No ano letivo de 2022/2023, a Brigada da Cantina realizou mais uma atividade de monitorização do DESPERDÍCIO ALIMENTAR, no nosso refeitório - momento 0. Após este momento, foi realizada a análise do desperdício e foram divulgados os resultados, como forma de sensibilização que antecedeu o momento 1.
Com vista a obter a OPINIÃO DOS ALUNOS realizou um inquérito de satisfação que foi aplicado a uma amostra de alunos no final da sua refeição, com o apoio dos alunos da Brigada, tendo sido escolhidos sempre alunos diferentes nos três dias de implementação do inquérito.
O questionário foi aplicado a uma amostra de alunos durante 3 dias no final da sua refeição. Os dias escolhidos para recolha das respostas teve também em consideração serem dias diferentes de ementa (carne, peixe e ovo-lacto-vegetariano). Para cada um dos 3 dias, os alunos realizaram o tratamento estatístico das perguntas de resposta curta e o outro com os resultados das perguntas de resposta aberta.
Para além destes aspetos, foram ainda analisados pela Brigada: a HIGIENE, o RUÍDO, os RESÍDUOS e o COMPORTAMENTO dos alunos durante a sua refeição.

Quantos alunos foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Estiveram diretamente envolvidas, no descrito anteriormente, 4 turmas:
- duas do 6.ºano (46 alunos);
- duas do 9.º ano (48 alunos).
As turmas trabalharam em articulação e em turnos (envolvendo 6 alunos por turno) durante os momentos de aplicação do inquérito de satisfação, da recolha e de análise do desperdício alimentar.
Registaram fotograficamente os momentos de recolha do desperdício alimentar, realizaram as apresentações Powtoon, os cartazes de divulgação dos dados, de sensibilização e de frases com sugestões para a diminuição do desperdício. Este processo foi sobretudo orientado pela turma 9.ºE, a turma responsável pelo desenvolvimento do projeto de há 3 anos até esta parte.
A intervenção direta, no espaço do refeitório, ocorreu entre os meses de fevereiro a abril e teve o apoio da equipa de nutrição da CMS (Câmara Municipal de Sintra)) e da Eurest.
O trabalho realizado foi supervisionado pelas docentes de Cidadania e Desenvolvimento e pelas coordenadoras do Eco-Escolas e da Educação para a Cidadania, numa parceria com a equipa de nutrição da CMS.
Todas as turmas de 6.º e 9.º anos (no total de 130 alunos, 3 sessões) assistiram a uma sessão sobre distúrbios alimentares: a anorexia, como forma de sensibilizar para as consequências dos mesmos, mas também para identificação de “sinais”/comportamentos que os podem alertar para a existência de distúrbios alimentares.
Foi ainda realizada uma reunião com a nutricionista da CMS que visou a sensibilização para a temática do desperdício alimentar, sensibilizar e envolver os alunos na medição do desperdício, preparando assim a implementação da medição do desperdício alimentar para este ano letivo bem como a dinamização da caderneta com cromos, oferecida pela Eurest, com o objetivo de fomentar o consumo completo da refeição, aquando do momento 1. Para além da caderneta, foi ainda usada a estratégia “Dose certa”, através do uso de um cartão por cada aluno antes de pedir a sua refeição, de modo a indicar pela cor do cartão escolhido a quantidade de comida pretendida no prato.
As 34 turmas da escola sede foram envolvidas através da divulgação dos resultados, do inquérito de satisfação e da sugestão de frases para diminuir o desperdício alimentar no nosso refeitório, frases estas a serem expostas no refeitório da escola.
O tema do desperdício alimentar e da importância de uma alimentação foi debatido em Assembleia de Delegados Ambientais onde estão presentes 34 alunos a representar as turmas da escola sede.

Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A divulgação é realizada através dos diretores de turma/docentes de Cidadania e Desenvolvimento, da página do Agrupamento, dos cartazes afixados no refeitório, dos delegados ambientais, da página do Facebook e Instagram do Eco-Escolas. Foram ainda usados dois vídeos Powtoon, criados pela Brigada da Cantina para o efeito.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Outros anexos (Word, PDF):