Trabalhos 2022/2023

Universidade Sénior de Rio Tinto (Gondomar)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas

Escalão: Ensino profissional

Idade dos alunos envolvidos:
+55 anos

Memória descritiva:
Para o ano letivo 2022/2023 e no âmbito do Programa Eco Escolas, a Universidade Sénior de Rio Tinto pretende sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável; desenvolver hábitos de economia e de redução desperdícios; desenvolver a prática na cozinha e promover o trabalho em equipa e o espírito de grupo-turma.
Neste sentido, o Conselho Eco-Escolas da Universidade Sénior de Rio Tinto desafiou a turma de Saberes e Sabores a participar no projeto Eco Ementas Mediterrânicas.
Procurou-se numa primeira fase sensibilizar os alunos para a importância de uma dieta alimentar equilibrada, baseada na dieta mediterrânica, ou seja, uma alimentação que inclua azeite de oliva, frutas, vegetais, legumes, cereais integrais, sementes, frutos secos e peixes, sendo também importante evitar o consumo de alimentos industrializados nocivos para a saúde, como salsichas, salgados, alimentos congelados e pré-prontos.
Iniciou-se o projeto com uma pesquisa de receitas para perceber quais os alimentos mais saudáveis, tendo em consideração os critérios de participação.
O desafio sendo realizado em fevereiro, mês de inverno, limita à seleção de produtos da região para a confeção de uma receita Primavera/Verão, ou seja, há certos alimentos que nesta altura ainda não estão disponíveis.
Outro aspeto que o grupo teve em atenção foi o facto de a ementa ser uma possível a refeição de cantina escolar, e assim sendo tentou-se adaptar a ementa para que grande parte dos alunos gostassem e assim não houvesse desperdício alimentar.
De modo a rentabilizar os produtos comprados para o desafio, o grupo optou por realizar a receita para quatro pessoas, havendo a necessidade de posteriormente reajustar para o número solicitado, ou seja, duas pessoas.
Nos ingredientes escolhidos foi tido em atenção o facto da ementa ser adaptada a intolerantes a leite ou lactose.
Posto isto, o grupo apresentou como ementa final a seguinte sugestão:
• Sopa: Aveludado de ervilhas com crostons
• Prato Principal: Tiras crocantes de frango com arroz primaveril
• Sobremesa: Panacota de Iogurte
• Bebida: Água
Para os cálculos dos valores energéticos e cálculos dos valores monetários tivemos a participação de uma Nutricionista.
O valor energético da ementa apresentada é de 1240,6 Kcal para duas pessoas.
O valor monetário é reduzido para duas pessoas.
Conclui-se dessa forma que a receita é de fácil confeção, nutritiva e económica.

Ementa:

A ementa foi adaptada?

Ementa adaptada para intolerantes glúten, leite ou lactose (PDF):

Registo Fotográfico de cada um dos pratos:

Informação extra (anexos):