Trabalhos 2022/2023

Escola Básica 2/3 de Dairas - Vale de Cambra (Vale de Cambra)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Idade dos alunos envolvidos:
Alunos do 7.º ano de escolaridade com idades entre 12 a 14 anos

Memória descritiva:
A nossa ementa é constituída apenas por uma sopa de legumes pois é uma opção nutritiva e saudável. Utilizamos ingredientes frescos e saborosos para proporcionar uma refeição equilibrada. Os legumes foram selecionados pelos alunos que se prontificaram a trazê-los de casa. Foi combinado quem trazia o quê para não haver desperdícios. A turma foi dividida em cinco equipas de trabalho. Cada equipa tinha a sua função na confeção da sopa e no fim da sua preparação, todos os alunos, após a sua degustação, classificaram-na como deliciosa, houve até quem quisesse repetir. O dia escolhido para a confeção da sopa foi o dia 14 de novembro, dia em que se assinalou o Dia Mundial da Diabetes.
Em termos de valor nutricional, a sopa preparada tem poucas calorias e é rica em vitaminas, minerais e fibras. No que diz respeito aos lípidos, apenas usamos azeite virgem que acrescentamos no fim da sopa estar pronta logo não existem lípidos saturados. O azeite é um lípido insaturado, o que é benéfico para a saúde do coração. Quanto aos hidratos de carbono e açúcares, esta sopa é uma fonte saudável de hidratos de carbono complexos. Estes fornecem energia de forma mais gradual, evitando picos de açúcar no sangue. A quantidade de açúcares adicionados é inexistente. A fibra é um componente importante da sopa uma vez que os legumes são ricos nesse nutriente. Optámos por não colocar leguminosas e por isso a quantidade de proteínas é muito reduzida. A quantidade sal adicionado foi muito reduzida também.
Quando consideramos a dieta mediterrânica, a sopa de legumes é um prato que se encaixa perfeitamente nesse padrão alimentar. A dieta mediterrânica é caracterizada pelo consumo abundante de legumes, frutas, cereais integrais, azeite, peixes e moderação no consumo de carnes vermelhas. A sopa de legumes contém muitos desses elementos e pode ser um prato principal em uma refeição mediterrânica.
Além dos benefícios nutricionais, a sopa de legumes também apresenta aspetos sociais, ambientais e financeiros consideráveis. Ela é uma opção acessível, pois os ingredientes básicos são geralmente económicos e facilmente disponíveis nas redondezas da escola onde existe muita oferta no comércio local e no mercado municipal. Alguns familiares dos alunos também têm as suas pequenas hortas onde cultivam os seus próprios legumes.

Ementa:

A ementa foi adaptada?

Registo Fotográfico de cada um dos pratos:

Informação extra:
Os alunos calcularam o volume da panela de sopa e o volume de uma concha da sopa a partir das medidas efetuadas com o material apropriado e com as respetivas fórmulas de cálculo de volumes. No momento de a servir, em média, cada aluno ingeriu duas conchas de sopa o que equivaleu a 520 mL da mesma.
Seguidamente os alunos, com os valores medidos previamente numa balança, utilizaram a quantidade (em massa) de cada tipo de vegetal utilizados na confeção da sua sopa para calcular a quantidade de legumes que seria necessária para confecionar a sopa para as quatro turmas do sétimo ano existentes na escola.
Posteriormente, para calcular o preço dos legumes necessários para a preparação desta quantidade de sopa, os alunos recorreram a um recibo de compras obtidas em um comércio local. Assim depois dos cálculos feitos o custo (apenas os legumes) da dose de sopa em média ingerida (aprox. 520 mL) foi de 0,44€.

Informação extra (anexos):