Trabalhos 2022/2023

Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

Atividade:  Receitas Sustentáveis têm Tradição

Escalão: 

Memória Descritiva:
A chanfana é um prato típico do Concelho de Vila Nova de Poiares e de outros concelhos vizinhos. Tem como base produtos naturais próprios da região como a carne de cabra velha, que como é dura, só o bom vinho tinto a pode amaciar.
É cozinhada em caçoilos de barro preto também eles confecionados na freguesia de S. Miguel de Poiares, mais propriamente no lugar de Olho Marinho. O azeite, alhos, louro, piripiri, e o colorau (facultativo), as batatas e legumes para acompanhar são produtos colhidos nas pequenas hortas e olivais de subsistência.
Reza a lenda que este prato vem já do tempo da rainha D. Dulce e que os ingredientes eram vendidos e comprados na habitual feira semanal.
Numa reunião de pais, foi proposto realizarem este trabalho em família. Depois de conversarmos chegámos à conclusão que a ideia só era viável se o trabalho fosse uma parceria escola/família, atendendo ao que era pedido.

Quais as razões que motivaram a escolha deste prato em específico?
A chanfana é um prato muito antigo e muito usual em Vila Nova de Poiares, ao longo de todo o ano e em especial nos dias de festa onde se juntam familiares e amigos vindos de todos os cantos de Portugal e além fronteiras. Não há casa que se preze que não sirva chanfana aos seus convidados.
Este ano letivo, as crianças puderam visitar o “Capril da Serra” situado na serra do Bidoeiro, na freguesia de S. Miguel de Poiares, composto por um rebanho de cabras sapadoras.
Com esta visita guiada, todos pudemos conhecer com mais pormenor as características da cabra, os seus filhotes, os cabritinhos, dar-lhe alimento e acompanhá-las ao pasto.
Outra curiosidade a reter é que as cabras sapadoras são ótimas na proteção da Natureza contra os incêndios, pois limpam os campos reduzindo o combustível que alimenta os fogos.

Documento word com a receita descrita, com as fotografias devidamente legendadas:

Link do vídeo no Youtube ou Vimeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.