Trabalhos 2022/2023
Escola Secundária Ferreira Dias (Sintra)
Atividade: Receitas Sustentáveis têm Tradição
Escalão:
Memória Descritiva:
Somos um Agrupamento de escolas, na periferia de Lisboa, situados em Agualva- Cacém. Aqua Alba/ Escola Secundária Ferreira Dias, concelho de Sintra. Esta região, no processo de descolonização, pós 25 de abril de 1974, muitos africanos , fugidos da guerra e em busca de melhores condições de vida , por aqui fixaram residência , inclusive abrindo os seus negócios , dando a conhecer a sua gastronomia e cultura.
Assim o aluno, Carlos Gomes do 12º L2 , em parceria com a sua mãe, no âmbito da disciplina de História A, com a professora Ana Manuel, apresentam esta saborosa receita , apreciada por todos nós!
Gratos por esta partilha que a todos nos enriquece!
Quais as razões que motivaram a escolha deste prato em específico?
Selecionamos esta receita, a fim de partilhar com os compatriotas as "saudades" da terra deixada para trás… A cachupa passou a fazer parte do vocabulário alimentar de toda a população e não só dos cabo verdianos. Esta iguaria é um prato candidato a património culinário mundial! Tem fortes raízes mediterrânicas, uma vez que foram colonizados por portugueses que também influenciaram a sua gastronomia. Não podemos esquecer que a língua oficial é o Português. Assim o azeite, base da alimentação mediterrânica é um dos ingredientes que na Cachupa é rei, a par do tomate, cebola, repolho e louro. Tudo comprado nos mercados semanais do concelho, na grade maioria oriundos de produtores locais com hortas nas imediações.
Como escola inclusiva e tendo os nossos alunos portugueses, com raízes africanas incluídas no seu modo de vida, e com a globalização não podemos ignorar, a cachupa como referência na alimentação mediterrânica.
Os produtos utilizados, possuem um valor nutricional, reconhecido e recomendado.
Em anexo, seguem os vídeos. O de duração de 2 minutos, de acordo com as regras estabelecidas e o de 13 minutos onde podemos constatar a interação/entrevista do aluno à sua mãe. O aluno e a mãe foram generosos na partilha desta saborosa receita, com a qual se identificam.
Ambos os vídeos, estão publicados no Youtube no canal da Coordenadora do Eco Escolas, com o devido consentimento dos protagonistas:
- https://www.youtube.com/watch?v=WsjmLNBnCxI (2 min.)
- https://www.youtube.com/watch?v=NhjCCBMvm6g (13 min.)
Documento word com a receita descrita, com as fotografias devidamente legendadas:
Link do vídeo no Youtube ou Vimeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.