Trabalhos 2022/2023
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Atividade: Receitas Sustentáveis têm Tradição
Escalão:
Memória Descritiva:
O presente projeto contou com a planificação e partilha de informações a toda a comunidade educativa (familiares e colaboradores) através da plataforma do ChildDiary. Foi colocado um flyer na nossa plataforma a apelar à participação das famílias das nossas crianças para a confeção da tradicional receita “Coelho Estufado com Arroz de Ervilhas”.
No dia 19 de maio, sexta-feira, dia de interrupção letiva na nossa escola, procedeu-se à confeção da receita escolhida, pela Equipa EPI, para o almoço de todas as nossas crianças.
Esta receita acompanhou várias gerações, sendo uma receita bastante antiga e recheada de tradição. Esta receita é considerada tradição, pois os produtos eram facilmente adquiridos, maioritariamente de cultivo e criação caseira. Antigamente muitas famílias criavam animais em casa, como galinhas e coelhos, sendo o coelho um animal de fácil consumo. Já as leguminosas muitas vezes também eram de cultivo próprio, sendo as ervilhas e as cenouras as eleitas para esta receita. As especiarias, como o alecrim e o louro, eram algo que as pessoas também tinham, vulgarmente em casa. Hoje em dia, apesar de se manter a tradição da receita, a origem dos produtos já não é a mesma, pois as gerações foram evoluindo e foram mudando os seus hábitos de habitação, impossibilitando a criação de animais e o cultivo de legumes. Nos dias de hoje e na nossa escola o coelho foi adquirido numa empresa certificada para a criação e venda do mesmo, os legumes foram adquiridos da horta e outros em empresas certificadas. As ervilhas, a cenoura, os tomates (para substituir a polpa de tomate) e o louro foram colhidos da nossa horta, enquanto todos os outros elementos foram adquiridos numa empresa certificada para o efeito.
Com a publicação do flyer na nossa plataforma tivemos a colaboração de algumas avós dos nossos alunos, tendo sido partilhada a receita que acompanha a evolução de várias gerações. Contámos com a participação desses elementos na confeção da receita do coelho. Após a confeção, fizemos uma pequena caminhada até ao pinhal e a carrinha da escola transportou o almoço. As crianças sentaram-se em mantas e almoçaram então o coelho estufado com arroz de ervilhas.
Em conclusão, a presente receita não sofreu grandes alterações em termos de confeção, sendo a principal diferença a origem dos produtos alimentares.
Quais as razões que motivaram a escolha deste prato em específico?
Na Marinha Grande, no dia da Espiga ou na Quinta-feira da Ascensão é feriado municipal. Os habitantes há vários anos têm a tradição de dedicar este dia
à família e à realização de piqueniques, no pinhal do Rei (pinhal de Leiria). A gastronomia tradicional deste dia é o Coelho estufado com Arroz de Ervilhas. Neste sentido, no âmbito do presente projeto, interligando com os costumes da nossa região, considerou-se pertinente a confeção do mesmo prato na nossa escola, após o dia 18 de maio (Dia da Espiga, 2023) de forma a partilhar a história local com todas as crianças. A origem desta receita tem fortes influências familiares e históricas, que marcam a gastronomia local.
A presente receita apresenta um valor nutricional adequado para à faixa-etária das nossas crianças, pois a carne é considerada carne branca magra, acompanhada com arroz branco e legumes. A carne de coelho é rica em cálcio e em proteína, detendo um baixo valor de gordura.
Para além disso, é um prato anualmente confecionado pela equipa de cozinheiras da nossa escola e adorado pelas crianças, sendo estes fatores essenciais para a escolha desta receita, na participação do presente projeto.
Documento word com a receita descrita, com as fotografias devidamente legendadas:
Link do vídeo no Youtube ou Vimeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.