Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 

Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
A Brigada da Cantina tentou cumprir com os objetivos previstos no regulamento do desafio. O seu trabalho visou essencialmente incentivar à redução do desperdício alimentar, nomeadamente nos almoços, fazendo um trabalho de fiscalização periódico, bem como na utilização do telemóvel durante o almoço. Promoveu hábitos de alimentação saudável e equilibrada, verificando também o estado de higiene do refeitório e do bar dos alunos. Monitorizou em três momentos diferentes (três semanas) os níveis de ruído à entrada do refeitório e após 25 minutos desta entrada. Preparou as atividades de comemoração do Dia Mundial da Alimentação, com a realização do Concurso Grande Chefe EcoAlex e a Mesa do Quim. Os alunos da Brigada da Cantina realizaram uma compota de abóbora, que tinha sido dada pela coordenadora do Programa Eco-Escolas (por mim), que depois foi consumida em pequenos lanches na escola ao longo do ano letivo e também oferecida a alguns alunos como forma de agradecimento pelo seu trabalho. Os alunos desta Brigada costumam colaborar quando possível nas tarefas de preparação das refeições e na limpeza da cozinha, sendo uma forma de os preparar para a sua vida ativa. Elaborou um pequeno inquérito sobre os hábitos alimentares dos alunos do 5ºano e, posteriormente, fez uma análise critica dos resultados obtidos. Houve ainda, a colaboração de alguns encarregados de educação na elaboração de eco lancheiras, para os alunos levarem o seu lanche da manhã para a escola. Todo este trabalho desenvolvido pela Brigada da Cantina, está de acordo com o Plano de Ação definido na Ficha de Acompanhamento. Do que estava definido no início do ano letivo, a Brigada da Cantina apenas não conseguiu implementar a compostagem dos restos de alimentos resultantes dos almoços e bar, por não nos ter chegado o Compostor à escola como previsto. Tarefa a preparar no início do próximo ano letivo.

Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Os alunos do Clube do Ambiente (16 alunos) formaram a Brigada da Cantina e eram os responsáveis pelas tarefas a desenvolver. No entanto, outros alunos do 2ºciclo deram o seu contributo sempre que necessário na realização de alguma atividade. A distribuição das tarefas normalmente era definida de semana a semana. No registo dos níveis de ruído no refeitório, este foi feito consoante a disponibilidade de tempo, a aplicação no seu telemóvel e dias de almoço no refeitório dos alunos, mas sempre rodando entre eles. O preenchimento do inquérito sobre os hábitos alimentares aos alunos do 5ºano, houve um grupo de seis alunas que se dispuseram a ir às salas de aula de cada turma de 5ºano pedir essa colaboração. A planificação das tarefas foi sempre elaborada consoante o tempo disponível dos alunos da Brigada.

Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A Brigada da Cantina é já há alguns anos um desafio de continuidade na nossa escola. A sua divulgação é feita logo no início do ano letivo, assim que começam os trabalhos do Clube do Ambiente. Uma das primeiras atividades a ser desenvolvida é a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, onde é feita a divulgação na escola e com os pais e encarregados de educação. Na primeira reunião de Conselho Eco-Escolas, fica formalizada a nossa vontade em participar, sendo esta informação divulgada na escola oralmente e referida na vitrine Eco-Escolas.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):