Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)

Atividade:  Jogo da Dieta Mediterrânica

Escalão: 1º Escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Memória descritiva:
No início e ao longo do ano letivo auscultando os alunos do 1.º ano sobre a temática da alimentação foi surgindo a necessidade de incutir hábitos e rotinas de alimentação saudável.
Sendo o nosso concelho de Santana uma zona onde predomina a prática da agricultura os alunos têm contato com a plantação de produtos vegetais frescos e frutas da época e fazem parte da sua alimentação diária na escola e em casa.
Deste modo, foi muito fácil introduzir o conceito de Dieta Mediterrânica que promove um padrão de ingestão alimentar baseado na diversidade, nos produtos locais e da época, na predominância de produtos vegetais frescos à mesa, o azeite como gordura principal e os preparados culinários simples.
Em consenso decidimos pesquisar textos, assistir a vídeos sobre a temática, orientados para crianças e realizar o Jogo “Viva a Dieta Mediterrânica!”, um jogo gigante sobre a dieta mediterrânica, as suas caraterísticas e importância na nossa alimentação e estilo de vida.
Para o nosso trabalho reutilizamos um jogo de sala, o jogo da glória dos números, que é um jogo de tabuleiro que tem atravessado gerações, marcando a infância de muitos portugueses.
O tabuleiro é composto por várias casas com números de 1 a 100, sendo que os jogadores começam na casa 1 e têm como objetivo alcançar a famosa casa 100, onde está a Glória. Pelo caminho existem casas que permitem avançar mais rapidamente e outras que são verdadeiras armadilhas. Quem vai conseguir alcançar a glória? É um clássico jogo que proporciona diversão, envolvendo cobras, escadas e imagens alusivas da dieta mediterrânica e roda dos alimentos. Um jogo simples, intemporal e extremamente divertido.
Para a elaboração deste jogo, fomos amigos do ambiente e tentamos reutilizar materiais de desperdício, reutilizamos um tabuleiro de um jogo antigo, uma caixa de cartão grande, um dado construído nas aulas de matemática e colocado na parte de cima do jogo com velcro, os peões do jogo são tampas de compota, que estão colocados com velcro na parte de baixo do tabuleiro do jogo, os cartões com perguntas, feitos com caixas de cereais e escritos pelos alunos e pintaram imagens que sobraram da festividade do Dia da Alimentação.
Ao longo da preparação deste jogo os alunos envolveram-se com empenho, dedicação, motivação, entusiasmo e demonstraram vontade de saber mais sobre a temática abordada.
É um jogo que gostaram de realizar nas aulas e que incutiu diversas competências, nomeadamente o trabalho em equipa, a promoção da saúde e alimentação equilibrada, mais saudável, económica e deliciosa, baseada no estilo de vida mediterrânico.
Com este trabalho pretendeu-se gerar uma mudança de hábitos e de comportamentos alimentares, assim como adoção de atitudes mais sustentáveis e integradoras, com vista a uma melhoria na qualidade de vida.
Regras do Jogo
 Este jogo pode ser jogado individualmente ou em equipas.
 Cada jogador ou equipa tem um peão.
 Cada jogador lança uma vez o dado para saber quem inicia, começando aquele a quem sair o número maior, e assim sucessivamente por ordem decrescente.
 Pela ordem estabelecida, cada jogador lança o dado alternadamente e vai avançando no tabuleiro o número de casas indicado pelo dado, seguindo as indicações do jogo.
 O objetivo do jogo é chegar à meta, ao número 100.
 Ao longo do jogo lançam o dado e avançam o número de casas que sair no dado.
 Deve-se ter atenção às casas onde vão parar. Numas casas terão de responder a questões ou comentar alguma frase que estarão na caixa das perguntas do jogo.
 Se pararem numa zona da escada e responderem corretamente, vão para o cimo da escada. Se derem uma resposta errada, descem.
 Se pararem na cabeça da serpente e derem uma resposta errada, descem.
 Se pararem numa das casas marcadas pela serpente, exceto a cabeça, e responderem corretamente, avançam três casas.
 Se pararem numa casa com uma imagem alusiva à temática do jogo dá direito a jogar outra vez.
 O primeiro jogador ou equipa a chegar à casa 100 e a responder corretamente, ganha o jogo.
 Para ganhar o jogo, um dos jogadores ou equipas deverá chegar à casa número 100, com um número certo. Se o número de pontos do dado for demasiado alto, terá de recuar.

Registo fotográfico:

Pesquisa e investigação sobre a Dieta Mediterrânica: