Trabalhos 2023/2024
Escola EBI da Cordinha (Oliveira do Hospital)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar
Escalão: 2º e 3º Escalão: Painel dos Aditivos
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Resultados dos inquérito e produtos selecionados?
Tendo em conta os resultados obtidos nos inquéritos e diálogo com os alunos sobre os alimentos mais consumidos por eles, foram obtidos os seguintes resultados:
- Atum;
- Iogurte;
- Bolachas;
- Ice tea;
- Coca cola
- Cereais;
- Ovo;
- Maçã
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Os alunos procederam à recolha e armazenamento das embalagens e respectivos rótulos dos alimentos mais consumidos e que contêm na sua composição aditivos alimentares.
Posteriormente, foram pesquisar na internet os diferentes aditivos alimentares (diferentes designações e riscos para a saúde) que se encontravam nos rótulos dos produtos consumidos, copiaram as informações encontradas, resumiram-nas e elaboraram uma tabela com o auxílio das docentes responsáveis pelas actividades e em articulação com o projeto Eco Escolas e disciplinas de Educação Visual e Ciências Naturais.
Memória descritiva:
O painel alimentar - Aditivos Alimentares (E´s) foi realizado pelos 9 alunos do 6º H da Escola Básica da Cordinha. Os alunos têm idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos e são, na sua maioria, interessados em desenvolver trabalho prático e colaborativo.
Como já foi referido anteriormente, os alunos guardaram as embalagens/rótulos vazias dos alimentos mais consumidos nos lanches (manhã e tarde) e em casa ao pequeno almoço, ao longo de um mês.
Inicialmente, em pequenos grupos, analisaram os rótulos, pesquisando a sua composição quanto à presença de aditivos alimentares e registando numa tabela. Posteriormente pesquisaram na Internet o significado das designações dos aditivos e os riscos que o seu consumo acarreta para a saúde humana. A informação mais pertinente foi registada individualmente na ficha de pesquisa. Os alunos de cada grupo apresentaram os resultados de cada trabalho de pesquisa e analisaram os resultados do inquérito realizado online novamente. As conclusões foram registadas em word.
De seguida os alunos debateram qual o suporte/ materiais/ cores a utilizar para fazerem o painel e desenvolveram as seguintes etapas:
• Escreveram o título num rectângulo de cartolina;
• Recortaram os rótulos;
• Colaram os mesmos em rectângulos de cartolinas de cores diversas;
• Imprimiram, recortaram e colaram as informações registadas sobre os aditivos alimentares que entram na composição dos alimentos seleccionados e os gráficos circulares do questionário que preencheram;
• Os retângulos anteriormente elaborados e contendo toda a informação pertinente foram presos numas molas que estavam presas no suporte do painel. O objetivo é tornar este trabalho dinâmico atualizá-lo ao longo do ano mudando os rótulos dos produtos alimentares. Deste modo a comunidade escolar ficará mais sensibilizada e alertada para o consumo de certos alimentos.
Por fim, o painel dos alimentos - aditivos, foi exposto no bar da escola, que é frequentado por toda a comunidade escolar. Deste modo, pretendemos sensibilizar e alertar as crianças, jovens e adultos para a importância de analisar atentamente os rótulos dos alimentos e identificar os aditivos que entram na sua composição. Os rótulos dos produtos alimentícios contam com uma série de informações que fazem toda a diferença para ter uma dieta saudável e equilibrada.
Registo fotográfico:
Inquéritos realizados: