Trabalhos 2023/2024

Colégio Militar (Lisboa)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar

Escalão: 2º e 3º Escalão: Painel dos Aditivos

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Os alunos elaboraram um questionário com 10 questões sobre hábitos alimentares (em anexo ao presente trabalho) que foram realizados em conjunto pela turma em formulário Forms (plataforma Teams), com os seguintes resultados.
PERGUNTA 1 – O QUE É PARA TI UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?
A generalidade dos alunos reconhece os princípios de uma alimentação saudável, que deverá ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia. PERGUNTA 2 – ACHAS QUE OS TEUS HÁBITOS ALIMENTARES SÃO SAUDÁVEIS?
A maioria dos alunos considera que tem hábitos alimentares saudáveis.
PERGUNTA 3 – QUE TIPO DE BEBIDAS INGERES NORMALMENTE AO LANCHE?
O leite simples é a bebida mais indicada, seguida de ice-tea, coca-cola e leite com chocolate.
PERGUNTA 4 – COMES PEÇAS DE FRUTA ENTRE AS REFEIÇÕES?
Mais de metade dos alunos afirma comer peças de fruta entre as refeições, 26% reconhece raramente o fazer e 21% tem por hábito fazê-lo.
PERGUNTA 5 – DOS SEGUINTES ALIMENTOS, ASSINALA DOIS DAQUELES QUE CONSOMES COM MAIOR FREQUÊNCIA AO LANCHE.
Nesta resposta o destaque é dado ao pão, seguida pelos bolos/bolachas, fruta e snacks.
PERGUNTA 6 – CONSOMES NORMALMENTE PRODUTOS EMBALADOS/EMPACOTADOS’?
76% dos alunos reconhece utilizar produtos embalados (processados) no seu lanche.
PERGUNTA 7- QUE TIPO DE SNACKS OU GULOSEIMAS COSTUMAS CONSUMIR AO LANCHE E/OU DURANTE O DIA?
Nesta resposta, as preferências dos alunos vão para as bolachas, gomas, batatas fritas, donuts, chocolates, cup noodles e barras energéticas.
PERGUNTA 8 - CONSOMES HABITUALMENTE PASTILHAS ELÁSTICAS?
Relativamente a esta pergunta 76% dos alunos afirma não ter por hábito consumir pastilhas elásticas no seu dia-a-dia.
PERGUNTA 9 - TENS POR HÁBITO CONSULTAR A INFORMAÇÃO EXISTENTE NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS QUE CONSOMES?
61% dos alunos reconheceu não ter por hábito consultar os rótulos dos alimentos para avaliar os seus componentes.
PERGUNTA 10 – RESPOSTA ABERTA SOBRE OS RÓTULOS ALIMENTARES.
Os alunos foram convidados a refletir sobre a importância dos rótulos alimentares para os consumidores como ferramenta fundamental que lhes permite realizar escolhas mais conscientes e informadas. Os inquéritos dos alunos visaram sobretudo as suas escolhas fora da escola, dado que no Colégio Militar todas refeições são fornecidas pelo estabelecimento, não sendo permitido o acesso ao bar pelos alunos do ensino básico. Assim, os alunos responderam ao inquérito apontando livremente os produtos da sua preferência. Terminados os inquéritos, os alunos consultaram todos os rótulos e componentes dos produtos escolhidos, optando por selecionar aqueles que apresentavam maiores malefícios para a saúde, logo, um maior interesse de divulgação em cartaz para alertar para os riscos do seu consumo.
PRODUTOS SELECIONADOS
Foram assim selecionados os seguintes produtos:
• Donuts;
• Pringles (batatas fritas);
• Magnum double salted caramel (gelado);
• Skittles;
• Banzai Noodle (sabor carne);
• Fini (gomas);
• Powerade.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
O trabalho foi desenvolvido através da metodologia de projeto, centrado na participação dos alunos, em trabalho colaborativo. Com a orientação e mediação da professora de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos definiram as diferentes etapas do trabalho a desenvolver e as ações a executar, pelos diferentes grupos de trabalho. O resultado da pesquisa efetuado por 5 grupos de trabalho está presente no documento em anexo (doc. PDF Textos Aditivos Alimentares).

Memória descritiva:
O painel foi criado em cartão preto prensado reutilizado, com as dimensões de 165 cm x 70 cm e kline, com as embalagens dos produtos selecionados originais tridimensionais, concretizado com a colaboração da professora de Educação Visual.
Para a execução do painel esteve presente um elemento de cada grupo de trabalho. Os textos criados por cada grupo foram impressos e afixados e o painel foi exposto no refeitório escolar, no local onde os alunos acedem aos tabuleiros e aguardam a sua vez para almoçar, logo, um sítio privilegiado de passagem de todos os alunos e também de professores e funcionários. Este trabalho foi divulgado na comunidade escolar, através da exposição do cartaz realizado no refeitório escolar, assim como num artigo para a Revista do Colégio Militar, destacando a necessidade de educar para o consumo, preparando os nossos jovens consumidores face aos desafios do mundo e tornando-os cidadãos mais informados e conscientes.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: