Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar

Escalão: 2º e 3º Escalão: Painel dos Aditivos

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Um grupo de alunas do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6 encontram-se a trabalhar a temática: “Combate ao Desperdício Alimentar” para apresentar na sua Prova de Avaliação Final (PAF) do curso e aceitaram participar no desafio proposto pelo programa Eco-Escola: Painel dos Alimentos | Aditivos alimentares (E´s), com o intuito investigar estas substâncias e o seu impacto na saúde.
Começaram por fazer o levantamento dos alimentos processados que são disponibilizados nas máquinas de venda automática da escola, no bar dos alunos e a partir da observação dos alimentos que são consumidos pelos colegas da turma. Posteriormente criaram um questionário on line (https://forms.gle/2ZC9BggVGu1oFovv6) que aplicaram aos seus colegas para identificar os alimentos processados mais consumidos por estes jovens.
No questionário era apresentada uma diversidade de alimentos das diferentes tipologias: refrigerantes, doces, bolachas, chocolates, batatas fritas, bebidas sem gás e bebidas energéticas. Os inquiridos respondiam, indicando a frequência semanal de consumo de cada produto, que variava entre “nunca” até “todos os dias”.
Analisados os resultados, constatou-se que os cinco alimentos processados mais consumidos são: Coca-Cola, Batata Frita Pringles, Chocolate Maltesers, Chocolate Kinder e Nutella B-Ready.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo dos aditivos:
Os aditivos alimentares são substâncias adicionadas aos alimentos para diversos propósitos, como melhorar o sabor, a textura, a aparência e a vida útil dos produtos. Embora muitos aditivos sejam considerados seguros quando consumidos dentro dos limites estabelecidos pelas autoridades reguladoras de alimentos, alguns estudos sugerem que o consumo excessivo ou prolongado de certos aditivos pode estar associado a efeitos adversos à saúde a longo prazo.
Podemos identificar os aditivos ao ler a lista de ingrediente dos rótulos, encontrando um “E” seguido de três a quatro números, como E322 ou E492, estes números são códigos padrões internacionais para identificar os aditivos alimentares.
Além dos números de identificação, estes aditivos podem encontrar-se nos seus respetivos nomes comuns, como "Lecitina" e "Triestearato de sorbitano" que correspondem ao E322 e ao E492, respetivamente. Alguns podem até mesmo ter sinónimos ou variantes como Lecitina de soja ou Lecitina de girassol e Triestearina de sorbitano ou Span 65.
Em algumas listas de ingredientes, os aditivos encontram-se em conjunto com apenas uma designação como “Estabilizadores”, “Corantes” e outros, onde é comum não encontrar nomes específicos dos aditivos e nem a sua quantidade.
Neste painel encontram-se representados 5 dos alimentos processados mais consumidos na escola. Constatou-se que contém os seguintes aditivos: E322, E492, E471, E160b, E500, E503, E341, E501, E440, entre outos. Desta forma, podemos identificar os aditivos que são ingeridos ao consumir estes alimentos, por exemplo os E ́s 500, que em pequenas doses não são encontrados efeitos adversos, mas em teores elevados podem afetar o sistema digestivo e causar problemas circulatórios. Outros, como o aditivo E341, não possuem efeitos nocivos.

Memória descritiva:
Memória descritiva:
Para a construção do Painel dos Aditivos foi solicitada a reserva de um placard de cortiça, com a dimensão de 1,5 m2, para ficar localizado ao lado da máquina de venda automática de alimentos.
Para a montagem do painel foram reutilizadas 4 cartolinas que tinham sido usadas em outros trabalhos e fotocópias a cores, das embalagens dos 5 produtos processados mais consumidos.
Acrescentaram-se umas lupas feitas em cartão para evidenciar o zoom do rótulo de cada alimento e utilizado o algarismo recortado a laranja (cor do título do painel), correspondente ao de aditivos presentes no alimento.
Para complementar a informação foi criado um QRcode que permite o acesso à página da Autoridade De Segurança Alimentar e Económica (https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/aditivos-alimentares/outros-aditivos.aspx), onde o consumidor poderá conhecer os aditivos E ́s, dos alimentos processados que consome e eventuais consequências para a saúde.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: