Trabalhos 2023/2024
Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar
Escalão: 2º e 3º Escalão: Painel dos Aditivos
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
A turma inquiriu vários alunos, dentro e fora da turma, tendo concluído que os alimentos processados que os alimentos processados que os jovens mais consomem, dentro e fora da escola eram:
- Manteiga
- Sumos (em pacote)
- Ice tea
- Água com sabores
- Gelatina
- doces (tais como rebuçados, chupa-chupas etc.)
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Presença de Corantes
Gelatinas: E104
Chupa-chupas: E120
Presença de Emulsionantes
Manteigas/margarinas: E471
Presença de Reguladores de Acidez
Sumos: E 300 e E 328
Presença de Aromatizantes nas águas com sabores: E242
Memória descritiva:
Os alunos do 9.º E realizaram este projeto no âmbito da disciplina de BioAgradável. Inquiriram colegas dentro e fora da turma usando para o efeito um Poll Everywhere. Estes entenderam que esta metodologia permite uma rápida recolha de dados e uma imediata visualização gráfica dos resultados. A professora abriu uma conta e facultou o QR da questão, os alunos divulgaram o QR entre os colegas durante o intervalo de aula.
Após análise dos resultados, os alunos fizeram uma coleta de embalagens deste alimentos. Posteriormente, analisaram os seus rótulos, revendo algumas questões relacionadas com rotulagem ambiental, prazos de validade etc. Por fim, selecionaram os aditivos que eram mais presentes nas embalagens de cada alimento. De seguida foram orientados para uma pesquisa com a sugestão de alguns sites, dos quais retiraram informação sobre cada um destes aditivos.
Os alunos escolheram os materiais e o tipo de cartaz a elaborar, tendo por permissa elaborar algo criativo/impactante e pensando na sustentabilidade ambiental e económica.
Registo fotográfico:
Inquéritos realizados: