Trabalhos 2023/2024
Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar
Escalão: 1º Escalão: Painel do Açúcar
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Foi passado o questionário em anexo aos alunos do 4ºano da EB1 de Almalaguês, na AEC. A turma tem 18 alunos, 12 deles levam lanches de casa e apenas 6 alunos têm o lanche que é fornecido pela Câmara de Coimbra. Os 6 alunos que comem o lanche da escola referem comer pão com manteiga ou queijo ou fruta com sumo de frutas, iogurte líquido açucarado ou leite simples, numa base diária. Os 12 alunos que levam os seus lanches de casa mencionam levar sumos, refrigerantes, leite com chocolate, leite simples ou água, com pão com chouriço, pão com fiambre, queques, bolachas de chocolate ou barritas de cereais. Selecionamos 8 bebidas, em que 3 delas não têm açúcares adicionados e servem de modelo de comparação; alguns chocolates e doces que fazem parte dos seus lanches diários.
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Após o questionário e avaliação do mesmo, foi pedido aos alunos para trazerem para a aula as embalagens dos alimentos que consomem e que eles acham que têm açúcar na sua composição. Vários foram os alimentos, desde cereais de pequeno almoço, bolachas, queques, chocolates, etc... Na AEC, os alunos aprenderam a ler o rótulo dos alimentos e a verificar na tabela nutricional onde se encontram descritos os valores de açúcar presente no alimento. Aprenderam ainda que existem alimentos que contêm açúcar naturalmente presente e que esse não é prejudicial à saúde, como por exemplo, a fruta, o leite e os iogurtes naturais. A presente AEC foi ministrada pela Nutricionista Adriana Baptista 4384N que foi explicando os malefícios do consumo excessivo de açúcar, principalmente para crianças.
Memória descritiva:
Para a construção do painel foram usadas as embalagens vazias dos alimentos que as crianças consumiram. Cada criança pesou, com recurso a uma balança, a quantidade de açúcar de cada alimento e colocou dentro de um saco transparente fechado. Depois foi só colar os alimentos no painel e associar os saquinhos de açúcar. Os alunos desenharam o titulo e decoraram a seu gosto.
O painel criado tinha 1m2 de tamanho e ficou exposto no corredor da escola, onde as crianças fazem os seus lanches.
Registo fotográfico:
Inquéritos realizados: