Trabalhos 2023/2024
Escola EB de Alenquer (Alenquer)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar
Escalão: 1º Escalão: Painel do Açúcar
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Ao longo de uma semana, fizemos o levantamento dos alimentos trazidos na lancheira dos alunos e consumidos durante o intervalo da manhã. De seguida foi feita a analisa dos rótulos destes produtos.
Foi concluído que apesar da diversidade de alimentos que compunham os lanches, havia um traço comum, a quantidade de açúcares presentes nos diversos produtos era bastante elevada.
Os lanches eram composto na sua grande maioria por sumos diversos, iogurtes, bolachas.
Assinalar o facto de tidos os dias ser distribuído leite escolar durante o intervalo da manhã.
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Ao longo do ano letivo, foi desenvolvido em pareceria com a Camara Municipal de Alenquer o Projeto Crescer Saudável. Este teve como objetivo o desenvolvimento de competências no que respeita à importância de fazer escolhas saudáveis, através de uma intervenção integrada em torno da alimentação saudável e sensibilizar para a sustentabilidade alimentar.
Na sequência deste projeto e tendo a atividade Alimentação Saudável e Sustentável proposta pela ABAE, tudo a ver com esta temática, foi fácil a turma do 4.º AB (24 alunos) propor-se a desenvolver o trabalho “Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar”.
O trabalho teve como como ponto de partida o lanche da manhã e durante uma semana foi feita exploração/levantamento e registo do tipo de alimentos que faziam parte das lancheiras dos 24 alunos que constituem o 4.ºAB.
Aproveitando o facto de em matemática estarem a ser tratadas “as questões estatísticas, recolha e organização de dados”, foi interessante passar as recolhas feitas para uma tabela e posteriormente um gráfico.
Nesta fase aproveitamos as aulas de capacitação digital e investigámos mais sobre os açucares escondidos e vimos os malefícios do seu consuma em excesso. Construímos os gráficos respetivos.
De seguida, foi a vez de ler os rótulos das embalagens recolhidas e descobrir os “açucares escondidos” nos alimentos mais consumidos e começar a projetar e fazer o nosso cartaz. Foi também necessário escolher um nome que chamasse a atenção do resto da comunidade escolar. Foi eleito: “Lanchar sem açúcar… não é fácil”.
Em conclusão, o grupo percebeu que de um modo geral, os seus lanches tinham demasiado açúcar, e que era necessário fazer algumas alterações na suas lancheiras.
Memória descritiva:
Para construirmos o cartaz/placard " Lanchar sem açúcar… Não é fácil", reutilizamos uma placa de cartão de embalagens de um eletrodoméstico, com aproximadamente um metro quadrado, embalagens e invólucros dos alimentos consumidos nos lanches da manhã, pequenos sacos de plástico ( que se encheram de açúcar)
para melhor visualizar a quantidade de açúcar cada um dos alimentos contem.
Foram também utilizados marcadores, papel e colas para a conceção do cartaz.
O cartaz/painel foi colocado no refeitório da Escola, para que todos o possam visualizar.
Registo fotográfico:
Inquéritos realizados: