Trabalhos 2023/2024
Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar
Escalão: 1º Escalão: Painel do Açúcar
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
O presente trabalho iniciou-se com um inquérito sobre Alimentação Saudável realizado conjuntamente com um projeto paralelo no âmbito da disciplina de TIC.
Analisadas as respostas, deu-se continuidade a esta abordagem focando quais os produtos açucarados que os 19 alunos da turma preferem.
Assim, chegamos aos doze alimentos analisados: leite com chocolate, panquecas, barrinhas de cereais, compal essencial, gelado magnum, gomas, madalenas, chocapic, nutella, bolachas oreo, coca-cola e chocolate kinder.
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Escolhidos os alimentos a analisar, os alunos realizaram uma consulta na internet sobre os mesmos.
Investigaram os rótulos de cada um dos produtos e determinaram a quantidade de açúcar que os constitui.
Posteriormente, pesquisaram o que é afinal o açúcar, se o seu consumo deve ser completamente eliminado, quais são os tipos de açúcar existentes, quais são os seus malefícios, como descobrir os açúcares “escondidos” nos rótulos dos alimentos e descobriram ainda estratégias para reduzir o consumo de açúcar.
Memória descritiva:
Para a elaboração do painel informativo, foi utilizado papel de cenário com 1m de largura e 2m de comprimento.
Os alunos começaram por apresentar os inquéritos que realizaram e o resumo das respostas no referente ao consumo de açúcar e/ou produtos açucarados.
Fizeram uma pesquisa de imagens na internet e escolheram fotos alusivas a cada um dos alimentos a apresentar.
Seguidamente, utilizando uma balança de precisão de cozinha, separaram a quantidade de açúcar de cada um dos alimentos e organizaram essa informação no painel.
Para concluir, colaram ainda as suas conclusões no respeitante ao que é afinal o açúcar, se o seu consumo deve ser completamente eliminado, quais são os tipos de açúcar existentes, quais são os seus malefícios, como descobrir os açúcares “escondidos” nos rótulos dos alimentos e indicaram ainda estratégias para reduzir o consumo de açúcar.
O painel foi posteriormente colocado numa das paredes interiores do hall de entrada da escola, na zona dos trabalhos alusivos ao Projeto Eco-Escolas, onde pode ser consultado por todos.
Todos os alunos se envolveram muito ativamente e ficaram verdadeiramente surpreendidos com as conclusões a que chegaram.
Registo fotográfico:
Inquéritos realizados: