Trabalhos 2023/2024

Casa Vera Cruz (Aveiro)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar

Escalão: 1º Escalão: Painel do Açúcar

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Após a realização do inquérito, realizado através de registo gráfico individual, junto das crianças do grupo sobre os alimentos que consumem habitualmente ao pequeno almoço, foi solicitado às mesmas, que trouxessem as embalagens desses alimentos para a escola e os resultados dos alimentos mais consumidos foram: leite meio gordo; iogurte líquido de aromas; Bolacha Maria; Pão de forma branco; Cereais Estrelitas e Cereais de Chocolate.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
O que descobrimos...
Quase todos os alimentos têm algum açúcar na sua composição, inclusive os que referem nas embalagens "0% de açúcar adicionado", como por exemplo o Nestum Zero e o iogurte 0%.
Descobrimos que os Cereais Estrelitas, o iogurte de soja, cereais de chocolate e as bolachas Maria são os alimentos que têm mais açúcar e, por isso devemos evitar de os comer todos os dias.
Descobrimos que os flocos de aveia, as bolachas/tortitas de arroz, bebidas de avelã e cereais Corn Flakes são os alimentos com menos açúcar e os melhores para comermos ao pequeno almoço.
Também descobrimos que o açúcar em excesso traz malefícios à nossa saúde: pode provocar excesso de peso, problemas de caries dentárias e, em alguns casos doenças no coração.

Memória descritiva:
Numa manhã, na nossa reunião de grupo, surgiu a conversa sobre os alimentos consumidos no pequeno almoço e a discussão de que alguns deles fariam mal à nossa saúde por terem muito açúcar. Foi lançado o desafio de investigarmos melhor sobre os açucares nos alimentos, pelo que fizemos um pequeno inquérito às crianças sobre os seus hábitos alimentares ao pequeno almoço através de um registo gráfico. Depois, pedimos às crianças que trouxessem para a escola as embalagens dos alimentos que mais habitualmente ingerem no pequeno almoço e escolhemos os mais consumidos pela maioria para fazerem parte do cartaz: bolachas, cereais; iogurtes líquidos; pão de forma branco; leite.
Depois resolvemos fazer a comparação com aqueles alimentos que usualmente estão referenciados na embalagem como 0% de açúcar e outros ditos como saudáveis (que também fazem parte da dieta de algumas das nossas crianças): iogurtes 0% de açúcar; Bebidas vegetais; tortinhas de arroz; pão sem glúten; flocos de aveia; bolachas de água e sala e Nestum 0% de açúcar.
Fizemos a leitura do rótulo da embalagem para perceber a sua composição. As crianças pesaram o açúcar com uma balança digital. Mediaram a quantidade contando o nº de colheres de café/sobremesa que este alimento tinha na sua composição, pois para estas é mais fácil perceber e quantificar a quantidade existente desta forma.
E no final as crianças executaram o cartaz com recursos a material da sua escolha, preferencialmente utilizando material de desperdício. A opção foi a utilização de o cartão de uma caixa.
O cartaz foi exposto no corredor principal para que estivesse visível para as restantes crianças da Instituição, mas também para Pais e Familiares. Com este trabalho foi possível sensibilizar para a importância de comer certos alimentos mais saudáveis e os malefícios do açúcar. As Famílias disseram que algumas crianças do grupo deixaram de comer alguns dos alimentos mais açucarados ao pequeno almoço desde a realização deste trabalho.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: