Trabalhos 2024/2025

Escola EB1/PE de São Martinho (Funchal)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 

Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
A nossa Brigada da Cantina centrou-se principalmente em dois aspetos fundamentais para a melhoria do ambiente escolar durante as refeições: o nível de ruído no refeitório e o desperdício alimentar.
Relativamente ao ruído, os elementos da Brigada realizaram observações regulares para avaliar os níveis sonoros durante o período de almoço. Com base nessas observações, promoveram ações de sensibilização junto dos colegas, incentivando a manutenção de um ambiente mais calmo e agradável para todos. Durante a medição, os membros da brigada vão usando o semáforo para alertar aos restantes colegas para os níveis que estão a observar. Muito ruído (luz vermelha), ruído a atingir níveis inadequados (luz amarela) e ambiente aceitável ( luz verde).
No que diz respeito ao desperdício alimentar, foi feita a monitorização das sobras deixadas nos pratos e a pesagem de resíduos orgânicos, com o objetivo de consciencializar a comunidade educativa para a importância de consumir a totalidade da refeição. Foram também divulgadas boas práticas e sugestões para ajudar os alunos a escolherem a quantidade certa de comida, evitando assim o desperdício.

Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Na nossa escola, participaram 12 estudantes na Brigada da Cantina, provenientes de diferentes turmas do 3.º e 4.º anos. A participação foi voluntária, com o apoio e orientação dos professores responsáveis pelo projeto Eco-Escolas.
A distribuição de tarefas foi feita de forma simples e adaptada à idade dos alunos. Em cada dia de intervenção, 4 estudantes assumiam as funções da brigada, divididos em dois grupos:
– Um grupo focado na observação do ruído e sensibilização dos colegas para manterem um ambiente tranquilo no refeitório.
– Outro grupo encarregava-se de observar o desperdício alimentar, ajudando a pesar as sobras (com o apoio de um adulto) e registando os dados.
A frequência de intervenção foi de uma vez por semana (média), durante o período de almoço, permitindo assim uma boa regularidade na recolha de dados e na dinamização de ações de sensibilização.

Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A divulgação do trabalho da Brigada da Cantina foi pensada para chegar a toda a comunidade educativa, incluindo alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.
Foi criado um cartaz de grandes dimensões, colocado estrategicamente no fundo da cantina, onde são afixados os registos das observações feitas pela Brigada, bem como mensagens de sensibilização relacionadas com o ruído e o desperdício alimentar. Este espaço funciona também como um ponto de informação para os pais, uma vez que muitos o visitam durante as entradas e saídas dos alunos, permitindo-lhes acompanhar as atividades desenvolvidas.
Além disso, as ações da Brigada foram partilhadas na página de Facebook da escola, promovendo uma maior visibilidade e envolvimento das famílias, mesmo à distância.
Este modelo de divulgação tem sido eficaz, tornando o trabalho da Brigada visível e valorizado por toda a comunidade.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):