Trabalhos 2024/2025
Escola Básica Integrada Prof.ª Ana Maria Ferreira Gordo (Crato)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão:
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
• Higienização das mãos pelos utentes do refeitório antes das refeições;
• Higienização da cantina e dos funcionários;
• Utilização de telemóveis, tablets, etc. durante a refeição;
• Cumprimento das regras de bom comportamento no refeitório;
• Quantidade de restos e refeições sobrantes e o devido destino;
• Quantidade de refeições sobrantes e devido destino;
• Separação de resíduos e realização de compostagem;
• Consumo da totalidade da refeição e nível de desperdício alimentar;
• Sensibilizar para o conceito da “dose certa”, junto quer dos jovens quer dos funcionários;
• Satisfação com a refeição apresentada e sugestões de pratos para e ementa;
• Ementa saudável e variada;
• Consumo de fruta, sopa e vegetais (cozinhados ou saladas)
• Níveis de ruído no refeitório e fila de almoço;
• Temperatura na fila de almoço, refeitório e cozinha;
• Organização da fila para o refeitório e registo das refeições não reservadas.
Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Número de alunos envolvidos: Esta atividade foi dinamizada pelos alunos das turmas do 4ºA e 4ºB, com 23 alunos. Todos os alunos da escola do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos (total de 254 alunos), foram envolvidos na dinâmica através dos diversos aspetos analisados ao longo dos dias de Brigada das Cantinas. Além destes, o pessoal docente e não docente também participou nesta dinâmica, sempre que almoçou no refeitório escolar.
Como foi realizada a distribuição de tarefas e a frequência de intervenção? Nas Atividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente na AEC “Sabores e Tradições”, foi sugerido pelos alunos, quais a metodologias que gostariam de utilizar. Posteriormente foram elaborados grupos de 2 e distribuídas as tarefas pelos mesmos. A frequência da Brigada das Cantinas foi tida em conta os horários em que os alunos tinham maior facilidade em ser dispensados das aulas. Foi realizado apenas um turno, que trabalhava entre as 12h e as 14h e abrangia todos os utilizadores do refeitório escolar. Foi realizada a Brigada durante 6 dias (13, 15, 16, 19, 20 e 21 de maio de 2025).
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
Foram realizadas 3 sessões na AEC Sabores e Tradições, na turma do 4ºA e 4ºB, pela Técnica Superior de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Na primeira sessão foi apresentado o projeto, discutidas ideias de como implementar o mesmo e definiu-se quais a metodologia a utilizar.
Na segunda sessão, foram recapitulados os grupos de trabalho e a tarefa que cada grupo iria ter.
Na terceira sessão, foram apresentados os resultados da Brigada das Cantinas e discutidas quais as possíveis soluções a implementar, para melhorar os aspetos negativos observados. Os alunos elaboraram cartazes para incentivar os colegas a cumprir as regras do refeitório, diminuir o desperdício alimentar, evitar o uso do telemóvel à refeição, incentivar a higienização das mãos e promover o consumo de fruta, sopa e vegetais.
Registo fotográfico da brigada em ação:
Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):