Trabalhos 2024/2025
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão:
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
Quais os aspetos analisados pela brigada da cantina?
• Incentivar o consumo da totalidade da refeição, de forma a minimizar o desperdício alimentar. Tal incentivo pode tomar a forma de contacto direto com os jovens participantes ou por via de produção de materiais didáticos;
• Verificar a higiene das mãos, antes do início da refeição;
• Promover a conservação e asseio das instalações do refeitório, material didático existente, utensílios e mobiliário;
• Verificar a quantidade de estudantes e restante comunidade educativa que almoça enquanto utiliza o telemóvel ou outro aparelho eletrónico. Poderá ser elaborada uma campanha para a não utilização destes aparelhos durante a hora do almoço.
Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
19 alunos.
Nas aulas de Cidadania de uma turma de 6ºano com 19 alunos, foi desenvolvida a planificação das atividades a desenvolver. Num primeiro momento, a turma foi dividida em grupos onde criaram apresentações para darem o projeto a conhecer a todas as outras turmas da escola. Num segundo momento, decidiu-se como agir no refeitório da escola. Fizeram-se grelhas com a escala e atribuição das tarefas atribuídas a cada aluno. Houve rotativamente, um grupo de alunos (4/5 alunos) em que um dos elementos estava posicionado junto do lavatório, incentivando os alunos a lavarem as mãos antes do início do almoço e a recomendar que os colegas guardassem os seus telemóveis para que tivessem uma refeição com diálogo de forma a conviverem uns com os outros. O restante grupo encarregava-se de receber o desperdício alimentar (comida vinda dos tabuleiros que não tinha sido comida), pesando as sobras e registando os dados. Estudo este, feito às 4 turmas de 2º ciclo. A brigada da cantina desenvolveu a sua atividade com a periodicidade de 4 dias por semana (à quarta-feira não se fez porque a maioria dos alunos não almoçavam na cantina).
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
Nas aulas de Cidadania de uma turma de 6ºano com 19 alunos, foi desenvolvida a planificação das atividades a desenvolver. Num primeiro momento, a turma foi dividida em grupos onde criaram apresentações para darem o projeto a conhecer a todas as outras turmas da escola. Num segundo momento, decidiu-se como agir no refeitório da escola. Fizeram-se grelhas com a escala e atribuição das tarefas atribuídas a cada aluno. Houve rotativamente, um grupo de alunos (4/5 alunos) em que um dos elementos estava posicionado junto do lavatório, incentivando os alunos a lavarem as mãos antes do início do almoço e a recomendar que os colegas guardassem os seus telemóveis para que tivessem uma refeição com diálogo de forma a conviverem uns com os outros. O restante grupo encarregava-se de receber o desperdício alimentar (comida vinda dos tabuleiros que não tinha sido comida), pesando as sobras e registando os dados. Estudo este, feito às 4 turmas de 2º ciclo. A brigada da cantina desenvolveu a sua atividade com a periodicidade de 4 dias por semana (à quarta-feira não se fez porque a maioria dos alunos não almoçavam na cantina).
Registo fotográfico da brigada em ação:
Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):