Trabalhos 2024/2025
Escola EB e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso (Guimarães)
Atividade: Jogo da Dieta Mediterrânica
Escalão: 2.º e 3.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ensino secundário, profissional e superior
Memória descritiva:
1. Ideia e Origem
A ideia para o desenvolvimento do nosso Jogo da Dieta Mediterrânica surgiu durante uma aula de cidadania, quando lemos o guião proposto para a atividade de "Comemoração do Dia da Alimentação". Sentimos que o jogo proposto poderia ser mais criativo, interativo e envolvente, e isso motivou-nos a pensar em algo mais elaborado e complexo. Queríamos sair da bolha das ideias tradicionais e criar uma experiência original e única que pudesse cativar mais os nossos colegas.
2. Objetivos
O objetivo principal do nosso jogo é ensinar os princípios da Dieta Mediterrânica de uma forma lúdica e divertida. Sabemos que o Roblox é uma plataforma muito popular entre adolescentes, e aproveitámos essa vantagem para tornar a aprendizagem mais atrativa e interativa. A nossa intenção é que os jogadores aprendam sobre a importância de uma alimentação variada, equilibrada e completa enquanto se divertem.
3. Desafios e Soluções
O projeto foi desafiador desde o início, especialmente porque era a nossa primeira vez a trabalhar com o Roblox Studio¹. Tivemos grandes dificuldades com a parte da programação e a criação de scripts² funcionais para o jogo. No entanto, conseguimos superar esses desafios com muita paciência, pesquisa, prática e tentativa e erro. A cada obstáculo, ficávamos mais determinados a encontrar soluções, melhorando assim, as nossas habilidades em programação e design de jogos.
4. Materiais e Recursos Utilizados
• Roblox Studio: Ambiente para a construção e desenvolvimento do jogo.
• CapCut: Software de edição do trailer e do tour pela ilha.
• YouTube: Rede social para a publicação e partilha do Trailer e do “Tour pela Ilha”.
• Função Team Collaboration³ no Roblox: Trabalhámos de forma colaborativa no desenvolvimento do jogo, utilizando essa ferramenta.
5. Colaboração
Trabalhámos juntos em todas as etapas do projeto, utilizando a função de desenvolvimento em equipa no Roblox. No entanto, dividimos as tarefas de forma eficiente: eu fiquei mais focado na programação e na parte funcional do jogo, enquanto o Martim e eu colaborámos na criação do cenário visual, paisagens, ilhas e estruturas.
6. Testes e Feedback
O jogo passou por uma série de testes rigorosos, e fizemos mais de 240 versões até chegarmos ao resultado final. Queríamos garantir que o jogo estivesse o mais otimizado, polido e divertido possível, e isso exigiu constantes ajustes e melhorias. Foram mais de 22 horas de desenvolvimento e 3 semanas trabalhadas!
7. Multimídia do Jogo
• Trailer do Jogo: https://youtu.be/klVjkRaf4I4 (Link para o YouTube) [37s]
• Vídeo “Tour pelo Ilha”: https://youtu.be/42CxoclydN4(Link para o Youtube) [13m39s]
• Pasta do drive com as fotografias do mapa: https://drive.google.com/drive/folders/16w54bXrEwEj_6FI83Fp2Cg_QA-mInz5-?usp=sharing (Link para o Google Drive)
Observações:
¹Roblox Studio: É uma plataforma de desenvolvimento de jogos usada para criar experiências interativas em 3D.
²Script: Um script é um conjunto de instruções escritas em uma linguagem de programação que permite automatizar tarefas e dar funcionalidades específicas a um programa ou aplicação. Em termos simples, um script controla o comportamento e as interações dentro de um ambiente virtual, como um jogo, e é fundamental para criar dinâmicas que respondem às ações do usuário.
No nosso jogo, utilizámos scripts para tornar o jogo interativo e funcional. Estes scripts foram responsáveis por programar a coleta de alimentos, o sistema de pontuação, e as mensagens que aparecem ao jogador. Por exemplo, usamos scripts para definir que, quando um jogador interage com um alimento, a sua pontuação na leaderboard⁴ aumenta e uma mensagem é exibida. Além disso, os scripts garantiram que o jogo respondesse de forma correta a todas as interações e que os diferentes ambientes funcionassem conforme o esperado.
³Team Collaboration: Uma funcionalidade no Roblox Studio que permite que várias pessoas trabalhem juntas em um único projeto.
⁴Leaderboard: Uma tabela de pontuações ou classificação que exibe a performance dos jogadores no jogo. No nosso projeto, a leaderboard contabiliza os alimentos coletados pelos jogadores.
Informações:
IMPORTANTE! Há a necessidade de criar uma conta no Roblox para entrar na experiência. Caso já tenha, é só entrar nela! É mostrado no vídeo do “Tour pela Ilha” todos os procedimentos necessários.
Links IMPORTANTES
• Link de acesso ao jogo: https://www.roblox.com/pt/games/139634085956135/RELEASE-2024-Jogo-da-Dieta-Mediterr-nica
a) Para criar uma conta no Roblox aceda a: https://www.roblox.com/pt/
b) Para entrar numa conta aceda a: https://www.roblox.com/pt/login
Registo fotográfico:
Pesquisa e investigação sobre a Dieta Mediterrânica: