Trabalhos 2024/2025
Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)
Atividade: Painel dos Alimentos: Gorduras Saturadas e Não Saturadas
Escalão: 2.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Após a elaboração e resposta um formulário onde se perguntava quais são os alimentos consumidos frequentemente, procedeu-se à seleção dos que continham gorduras e que tiveram maior percentagem de respostas. Assim foram selecionados: queijo, batatas fritas, pizzas, bolos de pastelaria, nuggets, folhados e salsichas.
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo de gorduras:
O desafio foi lançado a três turmas do 9ºano na disciplina de Físico-Química, quando foi abordado as ligações covalentes para que fosse possível diferenciar uma ligação insaturada e saturada nos ácidos gordos. Também foi explicado o que muda em termos de ligação química quando um ácido gordo é hidrogenado. A professora selecionou alguns recursos de fontes credíveis e colocou no Classroom. Os alunos pesquisaram os benefícios, inconvenientes dos vários tipos de gorduras (saturada, insaturada e transformada). Após pesquisa, as informações mais importantes foram transmitidas oralmente pelos alunos e algumas colocadas no painel.
Memória descritiva:
Os alunos do 9ºA, 9ºC, 9ºF trabalharam em grupo. Após a entrega dos painéis e sua apresentação oral, foi escolhido o painel que se encontra aqui submetido. A sua escolha prendeu-se por respeitar as dimensões, a escolha dos alimentos que tínhamos selecionado (após resposta do formulário), a informação sobre os tipos de gordura e finalmente pelo aspeto gráfico. Os materiais envolvidos foram a reutilização de uma tela, impressão dos rótulos com ampliação. O painel foi afixado no refeitório da Escola.
Registo fotográfico:
Inquéritos realizados: