Trabalhos 2018/2019

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Atividade:  A - Brigada da Cantina

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Foi aplicado um questionário na cantina e bufete, em horário de almoço a alunos e funcionários, que tinha como objetivo além de monitorizar atitudes, sensibilizar também para a diminuição de desperdício alimentar e sustentabilidade no consumo, para a adoção de bons hábitos de saúde e higiene e, este ano com o projeto painel dos peixes, introduziram-se também questões acerca das espécies de peixe mais servidas e consumidas na escola (e em casa, tendo-se elaborado um outro questionário para o efeito).
Pretendia-se saber quais os alimentos utilizados na confeção, se há refeições vegetarianas, se são biológicos, se as refeições incluem legumes ou saladas, quem consome sopa e/ou fruta, se são nacionais, locais e da época, se aproveitam sobras e qual o destino das mesmas, quantos deixam comida no prato no final da refeição, a existência de hábitos de compostagem, separação de resíduos, conservação e asseio do espaço, verificação da higiene das mãos, atitudes de respeito pelos outros - como estão na fila e a almoçar, como se comportam, níveis de ruído, alunos que mexem no telemóvel durante a refeição e ainda, hábitos em casa.
Foi aplicado também um questionário no bar pretendendo-se analisar a área de montra ocupada por doces e salgados, fruta e o que se vende mais...

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Participaram todas as turmas do 6º ano já que a alimentação é parte integrante do currículo da disciplina de Ciências e de Cidadania para este ano de escolaridade.
As brigadas formaram-se com grupos de alunos, em cada turma, tendo-se criado um cronograma que foi preenchido de modo a que se distribuíssem por todos os almoços da semana e de acordo com a sua disponibilidade no horário.
Foi elaborado o questionário, ao qual os alunos responderam com base na observação e nas questões colocadas aos funcionários e colegas na cantina e no bufete, que permitiu realizar uma amostragem cujos dados foram posteriormente tratados graficamente nas aulas de Matemática. Elaborou-se também um questionário a ser projetado, e destinado à análise dos hábitos alimentares na escola e em casa, nas aulas de Ciências e de Cidadania.

Divulgação à comunidade educativa:
O projeto foi divulgado e explicado pelos Diretores de Turma e também pelos professores de C.N. que posteriormente os debateram e refletiram.
A partir desta reflexão e debate realizaram, na disciplina de Português, frases de sensibilização que afixaram na cantina.
Estes dados foram tratados e afixados na escola, na vitrina do Eco-escolas.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: