Trabalhos 2018/2019
Escola EB 2,3 Cardoso Lopes (Amadora)
Atividade: B - Painel dos Alimentos
Escalão:
Idade média dos participantes:
11,5 anos
Memória descritiva:
O `Painel dos Alimentos do Mar” foi uma atividade desenvolvida no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, tendo sido dinamizada nas cinco turmas de 6º Ano da Escola EB 2, 3 Cardoso Lopes, envolvendo as disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento Pessoal, História e Geografia de Portugal, Matemática, Ciências Naturais, Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação Tecnológica, tendo ainda sido envolvida a Biblioteca Escolar e a Ludoteca. Tratou-se, portanto, de uma atividade desenvolvida no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) do 6º Ano.
A motivação surgiu no início do 2º Período como forma de dar continuidade ao projeto da Alimentação desenvolvido durante o 1º Período, uma vez que este tema permitiu continuar a desenvolver as aprendizagens relacionadas com a alimentação saudável e a sustentabilidade dos recursos piscícolas da nossa costa (e não só).
Etapas da construção do projeto:
1ª etapa: criação de um questionário sobre as espécies de peixes mais consumidas pelos alunos do 6º ano, o qual foi realizado na disciplina de Português. Porém, os alunos quiseram saber mais acerca do conhecimento que cada um tem dessas espécies: o modo como é vendido, como nos chega à mesa, se sabem qual a sua origem, o número de refeições de peixe que consomem, por semana, onde o consomem, entre outras (Anexo 1).
2ª etapa: num dos momentos dos alunos com as respetivas Diretoras de Turma, o questionário foi aplicado, o qual foi respondido pelos 109 alunos que frequentam o 6º ano.
3ª etapa: nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, as professoras desenvolveram atividades sobre o tema da sustentabilidade alimentar, no âmbito do tema da disciplina: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Nas aulas de História e Geografia de Portugal, as professoras continuaram a abordagem relacionando o mar e os seus recursos com o desenvolvimento das classes sociais dos séculos XVII a XIX.
4ª etapa: os questionários preenchidos passaram para as mãos dos professores da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação que iniciaram trabalhos de pesquisa sobre: a origem, os benefícios para a saúde, a sustentabilidade, receitas, entre outros, das espécies mais consumidas pelos alunos das turmas, tendo o mesmo sido apresentado em Power Point (3 turmas – 6º B, 6º C e 6º E) e em documento Word (2 turmas – 6º A e 6º D). (Anexo 2).
5º etapa: durante a época festiva do Carnaval, as professoras de Educação Tecnológica propuseram a elaboração de máscaras e mascarilhas com o formato de peixes, apelando, sempre que possível, à reciclagem de matérias, tendo as mesmas sido expostas em painéis do hall do pavilhão onde as turmas de 6º ano têm aulas e nos painéis das respetivas salas de aula das turmas (Anexo 3).
6ª etapa: no início do 3º Período, foi a vez dos professores de Matemática se dedicarem à análise estatística dos questionários, trabalhando os conteúdos do tema Organização e Tratamento de Dados com base nas respostas dadas pelos alunos (Anexo 4). Uma vez que os docentes que lecionam a disciplina de Matemática também lecionam a disciplina de Ciências Naturais, a partir das respostas dadas, e com base no conteúdo da Alimentação Saudável já abordado no 1º Período, associaram-se as respostas dadas a comportamentos saudáveis ou a melhorar.
7º etapa: a partir da análise estatística elaborada nas aulas de Matemática, os questionários voltaram a passar para as aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação, nas quais foi elaborado o relatório do questionário, de cada turma, com uso ao Programa EXCEL (Anexo 5).
8º etapa: no âmbito do projeto “Pela escola… com tachos e livros” da biblioteca escolar, o qual consiste na divulgação de receitas saudáveis confecionadas por elementos da comunidade educativa, as turmas do 6º Ano assistiram à confeção de pratos de peixe, tendo, alguns alunos, colaborado na sua confeção. Este trabalho foi dinamizado no espaço da Ludoteca da escola (Anexo 6).
9º etapa: para finalizar, construiu-se o cartaz “Painel dos Alimentos do Mar”, onde foi anexada a informação acerca das 6 espécies de peixe mais consumidas pelos alunos das turmas do 6º Ano (Anexo 7).
Anexos:
- ANEXO1_Questionario_sobre_consumo_de_peixe.pdf
- ANEXO2_Pesquisa.pdf
- ANEXO3_Mascaras.pdf
- ANEXO4_Analise_questionarios.pdf
- ANEXO5_Analise_questionarios_EXCEL.pdf
- ANEXO6_Receita.pdf
- Anexo7_Peixe_mais_consumido.pdf
- ANEXO8_Construcao_do_painel.pdf
Características do painel:
No “Painel dos Alimentos do Mar” foram utilizados materiais reciclados para a conceção do mar (sacos de plástico e copos de café), as máscaras e outros peixes concebidos pelos alunos (tendo sido utilizado cartão das caixas de fotocópias, tampas de embalagens e cápsulas de café) e onde foi anexada a informação acerca das 6 espécies de peixe mais consumidas pelos alunos das turmas do 6º Ano:
1º Atum (22,1%)
2º Bacalhau (17,1%)
3º Salmão (15,4%)
4º Pescada (13,4%)
5º Dourada (11,7%)
6º Sardinha (10%)
O painel encontra-se afixado num dos expositores à entrada do refeitório escolar e tem as dimensões de cerca de 1,40m2.
(Não foi anexa nenhuma foto do grupo completo que participou na atividade, uma vez que se tratavam de 119 pessoas e não cabiam todas numa foto junto ao painel. Nos anexos encontram-se fotos com alunos das cinco turmas participantes nas várias etapas do projeto).
Registo fotográfico: