Trabalhos 2021/2022
Escola Básica 2,3 da Gafanha da Encarnação (Ílhavo)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
O desafio proposto pela ABAE constituiu uma oportunidade de desenvolver, pela 1ª vez, um projeto de intervenção na cantina da Escola, com a articulação entre as disciplinas de Ciências Naturais, do 6º e 9º anos, a disciplina de Educação Visual do 2º Ciclo e ainda os projetos Eco-Escola e PPES.
Os aspetos/temas analisados foram essencialmente os hábitos alimentares dos alunos, a alimentação saudável e o desperdício alimentar, sendo estabelecidos os seguintes objetivos:
• Diagnosticar os hábitos alimentares dos alunos que almoçam na cantina;
• Monitorizar as práticas alimentares na cantina da Escola;
• Sensibilizar para a necessidade de uma alimentação saudável;
• Promover as boas práticas no que respeita a uma alimentação saudável;
• Sensibilizar para a necessidade de adotar atitudes de consumo sustentáveis;
• Promover a autoconsciência sobre o desperdício de alimentos;
• Incentivar ao consumo da totalidade da refeição, de forma a minimizar o desperdício alimentar;
• Promover as boas práticas para que o mundo possa alcançar a meta de erradicar a fome até 2030.
Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
O projeto foi estruturado em várias fases como a seguir se descreve:
• Fase 1 (outubro 2021) – Apresentação e aprovação da atividade “Brigada da Cantina”, passando a constar no Plano Anual de Atividades – formalização efetuada pela equipa organizadora (professora de Ciências Naturais e coordenadoras do Eco-Escolas e projeto PPES);
• Fase 2 (novembro 2021) – Criação de um questionário de diagnóstico por um grupo de três alunos do 9º ano, no âmbito da sala de estudo, supervisionada pela professora de Ciências Naturais;
• Fase 3 (janeiro – fevereiro 2022) – Aplicação do questionário na cantina da escola pelos alunos da patrulha do PPES (24 alunos) e recolha de dados;
• Fase 4 (fevereiro – março 2022) – Elaboração de trabalhos em desenho sobre a alimentação saudável por 2 turmas do 6º ano (30 alunos) no âmbito da disciplina de Educação Visual;
• Fase 5 (março 2022) – Análise estatística dos dados recolhidos pelos alunos autores do estudo e respetiva professora de Ciências Naturais, 9º ano;
• Fase 6 (março 2022) – Elaboração da proposta da campanha “O Meu Passaporte Saudável e Sustentável”, com base nos desenhos elaborados pelos alunos dos 6º anos e das ideias debatidas com os alunos autores do estudo;
• Fase 7 (11 de abril 2022) – Apresentação dos resultados no Conselho Eco-Escola e da proposta do Passaporte pelos autores do estudo;
• Fase 8 (abril – maio) – Divulgação do estudo, dos seus resultados e do Passaporte, via correio eletrónico para os Diretores de Turma e com a intervenção dos eco-delegados (19 alunos) na sua apresentação junto das respetivas turmas;
Reflexão realizada com a cozinheira da escola e funcionárias da cantina, orientada pela professora de Ciências Naturais;
• Fase 9 (abril – maio) – Alteração da disposição das mesas na cantina escolar e decoração motivada pela ação da Brigadas da Cantina e da responsabilidade da Direção;
Implementação da campanha “O Meu Passaporte Saudável e Sustentável” na cantina escolar, pelos eco-delegados, patrulha do PPES e outros voluntários, supervisionados por professores voluntários (7);
• Fase 10 (maio) – Almoço com Prémios para os alunos vencedores do Passaporte completo, tendo sido organizado pela equipa organizadora e outros docentes voluntários.
Divulgação à comunidade educativa:
A divulgação foi efetuada do seguinte modo:
• Conselho Pedagógico – Apresentação, aprovação e avaliação da atividade “Brigada da Cantina” para o Plano Anual de Atividades;
• Conselho Eco-Escola – Tomada de conhecimento e análise do estudo, dos resultados obtidos no questionário de diagnóstico e da apresentação da proposta da campanha “O Meu Passaporte Saudável e Sustentável” (11 de abril);
• Funcionárias da cantina e chefe dos assistentes operacionais – Reunião com a professora de Ciências Naturais da equipa organizadora, promovendo-se uma reflexão sobre os resultados e preparação da campanha;
• Diretores de Turma e Pais/Encarregados de Educação – Divulgação do estudo e do Passaporte por correio electrónico;
• Eco-Delegados – Divulgação dos resultados obtidos no questionário de diagnóstico e apresentação da campanha “O Meu Passaporte Saudável e Sustentável” junto das suas turmas;
• Revista online “Aconteceu no AEGE” – Publicação de notícias sobre a Brigada da Cantina (fevereiro e maio);
• Televisão interna da escola (ao longo do ano);
• Plataformas digitais “Eco&Mar”, PPES e Facebook.
Registo fotográfico da brigada em ação:
Anexos: