Trabalhos 2022/2023

Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
No ano letivo de 2022/2023, a Brigada da Cantina realizou mais uma atividade de monitorização do DESPERDÍCIO ALIMENTAR, no nosso refeitório - momento 0. Após este momento, foi realizada a análise do desperdício e foram divulgados os resultados, como forma de sensibilização que antecedeu o momento 1.
Com vista a obter a OPINIÃO DOS ALUNOS realizou um inquérito de satisfação que foi aplicado a uma amostra de alunos no final da sua refeição, com o apoio dos alunos da Brigada, tendo sido escolhidos sempre alunos diferentes nos três dias de implementação do inquérito.
O questionário foi aplicado a uma amostra de alunos durante 3 dias no final da sua refeição. Os dias escolhidos para recolha das respostas teve também em consideração serem dias diferentes de ementa (carne, peixe e ovo-lacto-vegetariano). Para cada um dos 3 dias, os alunos realizaram o tratamento estatístico das perguntas de resposta curta e o outro com os resultados das perguntas de resposta aberta.
Para além destes aspetos, foram ainda analisados pela Brigada: a HIGIENE, o RUÍDO, os RESÍDUOS e o COMPORTAMENTO dos alunos durante a sua refeição.

Quantos alunos foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Estiveram diretamente envolvidas, no descrito anteriormente, 4 turmas:
- duas do 6.ºano (46 alunos);
- duas do 9.º ano (48 alunos).
As turmas trabalharam em articulação e em turnos (envolvendo 6 alunos por turno) durante os momentos de aplicação do inquérito de satisfação, da recolha e de análise do desperdício alimentar.
Registaram fotograficamente os momentos de recolha do desperdício alimentar, realizaram as apresentações Powtoon, os cartazes de divulgação dos dados, de sensibilização e de frases com sugestões para a diminuição do desperdício. Este processo foi sobretudo orientado pela turma 9.ºE, a turma responsável pelo desenvolvimento do projeto de há 3 anos até esta parte.
A intervenção direta, no espaço do refeitório, ocorreu entre os meses de fevereiro a abril e teve o apoio da equipa de nutrição da CMS (Câmara Municipal de Sintra)) e da Eurest.
O trabalho realizado foi supervisionado pelas docentes de Cidadania e Desenvolvimento e pelas coordenadoras do Eco-Escolas e da Educação para a Cidadania, numa parceria com a equipa de nutrição da CMS.
Todas as turmas de 6.º e 9.º anos (no total de 130 alunos, 3 sessões) assistiram a uma sessão sobre distúrbios alimentares: a anorexia, como forma de sensibilizar para as consequências dos mesmos, mas também para identificação de “sinais”/comportamentos que os podem alertar para a existência de distúrbios alimentares.
Foi ainda realizada uma reunião com a nutricionista da CMS que visou a sensibilização para a temática do desperdício alimentar, sensibilizar e envolver os alunos na medição do desperdício, preparando assim a implementação da medição do desperdício alimentar para este ano letivo bem como a dinamização da caderneta com cromos, oferecida pela Eurest, com o objetivo de fomentar o consumo completo da refeição, aquando do momento 1. Para além da caderneta, foi ainda usada a estratégia “Dose certa”, através do uso de um cartão por cada aluno antes de pedir a sua refeição, de modo a indicar pela cor do cartão escolhido a quantidade de comida pretendida no prato.
As 34 turmas da escola sede foram envolvidas através da divulgação dos resultados, do inquérito de satisfação e da sugestão de frases para diminuir o desperdício alimentar no nosso refeitório, frases estas a serem expostas no refeitório da escola.
O tema do desperdício alimentar e da importância de uma alimentação foi debatido em Assembleia de Delegados Ambientais onde estão presentes 34 alunos a representar as turmas da escola sede.

Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A divulgação é realizada através dos diretores de turma/docentes de Cidadania e Desenvolvimento, da página do Agrupamento, dos cartazes afixados no refeitório, dos delegados ambientais, da página do Facebook e Instagram do Eco-Escolas. Foram ainda usados dois vídeos Powtoon, criados pela Brigada da Cantina para o efeito.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Aplicação do inquérito de satisfação
Aplicação do inquérito de satisfação
Caderneta de cromos da Eurest
Caderneta de cromos da Eurest
Cartaz de divulgação dos dados do Powtoon
Cartaz de divulgação dos dados do Powtoon
Cartaz de sensibilização no refeitório
Cartaz de sensibilização no refeitório
Recolha do desperdício alimentar 1
Recolha do desperdício alimentar 1
Recolha do desperdício alimentar 2
Recolha do desperdício alimentar 2

Outros anexos (Word, PDF):