Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
A Brigada da Cantina foi criada em meados de março de 2022 e tem como principais objetivos monitorizar atitudes e zelar pela adoção de bons hábitos de higiene e saúde, evitar o desperdício alimentar e analisar as questões de sustentabilidade. Para além destes objetivos, os elementos da Brigada também asseguram a organização da fila, a higienização das mãos e verificam se os alunos respeitam a integridade física e psicológica dos colegas durante a refeição, para além de motivarem e sensibilizarem os colegas a consumirem a refeição completa. Este ano letivo, para além da Brigada, mais duas turmas associaram-se ao projeto e ao tema da Alimentação Saudável. Não trabalham diretamente na cantina, mas no âmbito da disciplina de oferta de escola, Oficina Criativa. Uma das turmas construiu a mascote da Brigada e frutos e vegetais em tecido, com base na obra da artista Joana Vasconcelos, os quais serão expostos numa vitrina junto ao refeitório. No próximo ano letivo irão criar pequenos prémios (pulseira com um adereço carimbado) para entregar aos alunos que consomem a refeição completa. Uma turma do 6.º ano também aderiu ao projeto e durante o 3.º período analisou a questão do desperdício alimentar, de forma a sensibilizar a comunidade educativa para esta problemática. Analisaram os dados relativos aos meses de fevereiro e março, fornecidos pela empresa que gere o refeitório, e fizeram a sua estatística. Concluíram que , tal como no ano letivo anterior, o desperdício de peixe continua a ser maior do que o da carne (uma média de 10 Kg mensais contra os 6 Kg de carne no mês de fevereiro e uma média de 4 Kg mensais contra os 14 Kg de carne no mês de março). Perante estes dados, a turma fez cartazes a chamar à atenção para este problema, os quais estão expostos na porta de acesso ao refeitório. O desperdício de alimentos crus, por exemplo as cascas de batatas, ou restos de alimentos crus que sobram da confeção das refeições do refeitório, ou mesmo as borras de café provenientes do bar, são recolhidas em caixotes próprios por duas turmas do quinto ano e colocados no centro de compostagem da escola. Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Alimentação, outras turmas juntaram-se à Brigada na promoção de uma alimentação saudável. Desta forma, todas as turmas da escola, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, pintaram e criaram frases para colar no envelope dos talheres distribuído no refeitório no dia 17 de outubro. Estas frases tiveram como objetivo sensibilizar os alunos para o consumo de alimentos saudáveis . Ainda no âmbito desta comemoração, as turmas E, F e G do 6.º ano, construiram o alfabeto dos alimentos, o qual foi exposto durante o mês de outubro.
Os elementos da Brigada também verificaram a forma como os resíduos provenientes do refeitório são separados. Constatou-se que as funcionárias do refeitório fazem a separação das embalagens de acordo com a normas.
De forma a obter dados relativos aos hábitos de alimentação, ao desperdício de alimentos, ao consumo dos alimentos de acordo com a composição nutricional, bem como a qualidade das refeições servidas, os alunos da Brigada aplicaram inquéritos, elaborados no Google Forms, a 162 alunos durante este período. Estes inquéritos também tiveram como objetivo a reflexão dos próprios alunos da escola nas suas escolhas e sensibilizá-los para a mudança de alguns hábitos alimentares e comportamentais dentro do refeitório. É de salientar que neste inquérito questionou-se os alunos se consideravam que a Brigada da Cantina deveria continuar o seu trabalho no próximo ano letivo, ao que 59, 3% responderam “Sim, sem dúvida é importante” e 27,2% “Sim”. Curioso foi o facto de apenas 5 alunos terem respondido “Não”, o que sem dúvida prova que o projeto é para continuar.

Quantos alunos foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Depois da inscrição de dezasseis alunos no ano letivo 2021/22 (apesar de ter havido a hipótese de mais inscrições, os professores dinamizadores consideraram que por ser o primeiro ano de implementação deste projeto e de o mesmo ter tido início quase no final do 2.º período, seria mais viável gerir uma equipa com menos elementos), foram selecionados 25 este ano letivo, das 50 inscrições. Foram realizadas duas reuniões com os professores dinamizadores do projeto, nas quais foi feita a distribuição das tarefas que cada elemento deveria de cumprir semanalmente e uma segunda para fazer o balanço do trabalho desenvolvido.
Na primeira reunião, em conjunto com os alunos, foi definida a calendarização e as tarefas a realizar no refeitório. Quatro vezes por semana, os vinte e cinco elementos da Brigada desenvolvem as seguintes tarefas: asseguram a organização da fila, exigindo uma postura adequada na fila e o respeito pela ordem de chegada; asseguram a higienização das mãos; verificam se os alunos respeitam a integridade física e psicológica no refeitório; e motivam os alunos a comer a refeição completa (sopa, prato principal, fruta e salada) e a não usar o telemóvel durante a refeição. Nesta reunião, dois alunos apresentaram sugestões: os elementos da brigada recolhem os sacos onde se encontra o pão e colocam-nos no saco próprio e a pintura círculos no chão, de forma que se faça uma fila ordenada antes da entrada dos alunos no refeitório.
Apesar de a equipa “ter posto mãos à obra” há apenas um ano e três meses, a adesão e o entusiasmo dos alunos da Brigada tem sido excecional. A escala de serviço dos elementos não é cumprida! Os alunos envolveram-se de tal forma, que, muitas vezes, de forma espontânea “agarram” o seu colete e cartão identificativo, e juntam-se aos colegas que estão de serviço. Temos alunos do 5.º e 6.º anos, de turmas diferentes, incluindo alunos com necessidades específicas, e já há um grande espírito de companheirismo entre todos.
Os alunos da Brigada sentem que não tem sido fácil mudar os hábitos, aliás os maus hábitos dos colegas, mas tinham essa noção, contudo, não desistiram. Pouco a pouco, os alunos da escola (599 alunos) começam a respeitar o trabalho dos elementos da Brigada e já ouvem os seus conselhos e chamadas de atenção. Atualmente, não é necessário apelar de forma sistemática aos alunos para lavarem as mãos antes de chegarem à linha, arrumam a cadeira quando acabam a refeição, quase todos os alunos comem sopa, esforçam-se por comer tudo o que levam no tabuleiro e o uso do telemóvel tem vindo a diminuir.

Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
Divulgámos este projeto na escola através de comunicado que passou nas 26 turmas, de um vídeo promocional, que passou na TV que temos na nossa escola, da Rádio Escolar e de uma informação que passou nas 26 turmas da escola, embora os alunos que já conheciam a Brigada mostraram logo em setembro vontade em pertencer à mesma. Também divulgamos no Facebook do agrupamento a nossa missão enquanto elementos da Brigada e também para dar a conhecer o reconhecimento externo deste projeto, quer com a atribuição da menção honrosa do programa Eco-Escolas na categoria “Alimentação Saudável e Sustentável, quer com a obtenção do Selo Escola Amiga da Criança, no âmbito da 5.ª edição da iniciativa Escola Amiga da Criança, promovida pela CONFAP e pela editora Leya, pois o projeto foi um dos cinco premiados a nível nacional, entre mais de 4000 projetos a concurso. Foi o projeto vencedor na categoria “Alimentação e estilo de vida saudável” (https://youtu.be/zgEmaQHWpB8?t=6), o que para uma atividade que na altura tinha apenas três meses de “vida” foi notável. Fomos receber a distinção no passado dia 13 de maio, em Torres Vedras, e fizemos a apresentação do mesmo (https://www.facebook.com/photo/?fbid=259293829793460&set=pcb.258467349876108&locale=pt_PT) . Também foi divulgado a partir da entrevista dada pelo Diretor do agrupamento à revista "MAis Educativa".
Finalmente, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, promovemos um Workshop dirigido aos alunos da Brigada da Cantina e às duas turmas que trabalharam a Alimentação, para que os mesmos possam incentivar o consumo de fruta e de vegetais nos colegas. Este Workshop foi dinamizado pela engenheira alimentar, Joana Ferreira, do Departamento de Educação, Juventude e Desporto da câmara, a qual considerou esta Brigada como uma boa prática nas escolas e, em princípio, será divulgada na Newsletter da Câmara Municipal de VFX.
De forma a ser mais visível o trabalho da cantina, partilhamos o link com o portefólio de todo trabalho desenvolvido este ano letivo:
https://www.canva.com/design/DAFiUK9yaRY/oITCb28jo0NuLk2gdJipPA/view?utm_content=DAFiUK9yaRY&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink

Registo fotográfico da brigada em ação:

Outros anexos (Word, PDF):