Trabalhos 2023/2024

Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 

Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
No ano letivo de 2023/2024, os alunos da escola 2,3 Escultor Francisco dos Santos implementaram, mais uma vez, o projeto “Brigada da Cantina” com a realização de atividades de monitorização do DESPERDÍCIO ALIMENTAR, no refeitório da escola. No momento 0 as equipas recolheram o desperdício dos colegas e realizaram um inquérito de satisfação, com vista a obter a OPINIÃO DOS ALUNOS, que foi aplicado a uma amostra de alunos no final da sua refeição, O inquérito foi aplicado a uma amostra de alunos no final da sua refeição, durante os 3 dias do momento 0. Os dias escolhidos para recolha das respostas teve também em consideração serem dias diferentes de ementa (carne, peixe e ovolactovegetariano). Para cada um dos 3 dias, foi realizado o tratamento estatístico.
Após este momento, foi realizada a análise do desperdício e foram divulgados e discutidos os resultados, como forma de sensibilização, em todas as turmas da escola. Cerca de dois meses depois foi realizada uma nova atividade de monitorização do desperdício alimentar – momento 1.
Para além destes aspetos, foram ainda analisados pela Brigada: a HIGIENE, o RUÍDO, os RESÍDUOS e o COMPORTAMENTO dos alunos durante a sua refeição. O ruído foi medido de 15 em 15 minutos por um aluno da Brigada utilizando o medidor de ruído oferecido pela ABAAE no ano letivo anterior. Os restantes aspetos foram analisados por observação direta com registo numa grelha de análise de resultados e através de registo fotográfico.

Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Estiveram diretamente envolvidas, no descrito anteriormente, três turmas de 6.º ano, num total de 76 alunos. Indiretamente estiveram envolvidas duas turmas de 6.º ano, num total de 68 alunos.
Para cada um dos dias, em cada um dos momentos 0 e 1, as diversas tarefas foram atribuídas aos alunos de uma das três turmas envolvidas, tendo esta responsabilidade de dinamizar as atividades durante as duas horas de funcionamento do refeitório, acompanhada pelo Diretor de Turma.
As turmas trabalharam em articulação e, em cada dia, cada turma foi dividida em dois grupos, de modo a permitir o funcionamento de dois turnos possibilitando, assim, a participação de todos os alunos de forma equilibrada. Esta organização foi utilizada durante os momentos de aplicação do inquérito de satisfação e da recolha e análise do desperdício alimentar.
Os alunos registaram fotograficamente os momentos de recolha do desperdício alimentar e registaram os dados num documento para divulgação a todas as turmas da escola.
No seguimento da análise dos dados do desperdício no momento 0 foram elaboradas por cada turma frases de reflexão e compromisso para redução do desperdício alimentar.
Após o momento 0, foram ainda elaborados cartazes de sensibilização à redução de desperdício, os quais foram divulgados no refeitório da escola. Estes cartazes foram elaborados por uma turma também de 6.º ano, mas que não esteve diretamente envolvida na Brigada da Cantina.
O momento 1 distinguiu-se pela implementação da estratégia “Dose certa”, através do uso de um cartão por cada aluno antes de pedir a sua refeição, de modo a indicar pela cor do cartão escolhido a quantidade de comida pretendida no prato. Foi ainda dinamizada pela primeira vez a mesa de temperos, em que no final da linha de serviço os alunos tinham ao seu dispor um conjunto de temperos para colocar sob o seu prato: azeite, azeite com alho, orégãos, molho vinagrete e vinagre.
Nos momentos 0 e 1 o desperdício de cascas de fruta, restos de pão e fruta foram aproveitados para o compostor da Escola.
A intervenção direta, no espaço do refeitório, ocorreu nos meses de fevereiro e maio e teve o apoio da equipa de nutrição da CMS (Câmara Municipal de Sintra).
O trabalho realizado foi supervisionado pelas docentes de Cidadania e Desenvolvimento de cada uma das turmas e pelas coordenadoras do Eco-Escolas e da Educação para a Cidadania.
De forma a complementar o trabalho realizado pela Brigada da Cantina, uma das turmas envolvidas na Brigada e outra turma de 6.º ano, que não participou na Brigada, estiveram a trabalhar nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento os temas “Dieta Mediterrânica” e “Desperdício alimentar” a partir de uma formação promovida pela Faculdade de Medicina de Lisboa sob o tema “Capacitação para a Alimentação Sustentável, Dieta Mediterrânica e Combate ao Desperdício Alimentar em contexto escolar” em que participou a professora coordenadora de Educação para a Cidadania.
Decorrente desta formação, foi comemorado o Dia da Água através da oferta de águas aromatizadas aos alunos no refeitório. Esta atividade foi dinamizada com o apoio da equipa de nutrição da CMS. Associado a este desafio havia um outro relacionado com o uso sustentável da água e que foi articulado com uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos de 5.º ano sobre o uso consciente de água. Como produto final, foi criado um mural com compromissos de uso sustentável da água que foram sendo elaborados pelos alunos à medida que visitavam a exposição.
No âmbito desta formação, foi ainda dinamizada uma sessão de esclarecimento e formação para as cozinheiras e pessoal de apoio na equipa do refeitório.
Durante todo o trabalho descrito, as 34 turmas da escola sede foram envolvidas através da divulgação dos resultados de desperdício, do inquérito de satisfação e da sugestão de frases para diminuir o desperdício alimentar no nosso refeitório.
Ainda em reunião do Conselho Eco-Escolas o trabalho realizado foi analisado e discutido, tendo sido ouvidos os alunos assim como os restantes membros representantes da comunidade educativa: Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Câmara Municipal de Sintra e encarregados de educação.

Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A divulgação é realizada através dos diretores de turma/docentes de Cidadania e Desenvolvimento, da página do Agrupamento, dos cartazes afixados no refeitório, dos delegados ambientais, da página do Facebook e Instagram do Eco-Escolas. Foi ainda usada uma apresentação em PPT elaborada pela Brigada da Cantina para o efeito.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):