Trabalhos 2023/2024
Centro Educativo da Pampilhosa (Mealhada)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar
Escalão: 1º Escalão: Painel do Açúcar
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Após a análise dos inquéritos anexados optámos por escolher 6 dos alimentos/bebidas mais consumidos pelos alunos para a elaboração do cartaz. Os produtos escolhidos foram: leite com chocolate, iogurte, bolachas de chocolate, bolachas Maria, sumo e um similar de Bolicao.
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Pesquisa realizada pelos alunos
Os principais malefícios do consumo excessivo e regular de açúcar para a saúde são:
1. Obesidade
Por ser um ingrediente rico em calorias, o consumo excessivo de açúcar estimula a produção de células de gordura que se acumulam no corpo, facilitando o ganho de gordura corporal e a obesidade.
Além disso, a presença de açúcar na língua e no intestino estimula o sistema nervoso central, aumentando a sensação de recompensa, podendo estimular a ingestão de mais açúcar.
2. Diabetes tipo 2
O consumo excessivo de açúcar aumenta os níveis de glicose no sangue e diminui gradativamente a produção do hormônio insulina no organismo, causando, assim, a resistência à insulina e a diabetes tipo 2.
3. Gordura no fígado
O açúcar é um ingrediente rico em frutose, um tipo de carboidrato que é digerido principalmente pelo fígado. Por isso, o consumo excessivo de açúcar promove a inflamação e aumenta a formação de células de gordura nesse órgão, causando a gordura no fígado.
4. Doenças cardiovasculares
O consumo de açúcar favorece a hipertensão, porque aumenta os níveis de ácido úrico no sangue, uma substância que inibe a ação do óxido nítrico no organismo. Como o óxido nítrico ajuda a relaxar os vasos sanguíneos equilibrando a pressão arterial, a inibição dessa substância no organismo pode causar pressão alta. Além disso, o consumo excessivo de açúcar também pode causar inflamação nos vasos sanguíneos e aumentar os níveis de triglicerídeos no sangue, favorecendo o surgimento de doenças, como aterosclerose, AVC ou enfarte.
5. Cáries
O açúcar promove o crescimento e a multiplicação de bactérias na boca, que fermentam, alterando o pH dos dentes e causando cáries.
7. Diminuição da atenção/hiperatividade
As crianças que consomem elevadas quantidades de açúcar apresentam um risco 66% maior de sintomas de hiperatividade e falta de atenção.
8. Doenças inflamatórias
Os açúcares consumidos em excesso, deixam o corpo mais pesado e cansado, desencadeando processos inflamatórios prejudiciais ao organismo.
9. Cancro
O consumo de grandes quantidades de alimentos ricos em açúcar pode significar uma dieta excessiva em calorias, favorecendo o aparecimento de excesso de peso/obesidade e uma elevada quantidade de gordura no organismo. É esse excesso de gordura que se relaciona com o aumento considerável do risco de diversos tipos de cancro, bem como da agressividade dos mesmos.
Memória descritiva:
Esta atividade foi proposta à turma P4B desta escola. Os alunos começaram por fazer um trabalho de pesquisa sobre os malefícios do açúcar para a saúde e quais as principais doenças associadas ao consumo exagerado do mesmo.
Posteriormente responderam a um questionário sobre aos alimentos que mais consomem, dentro e fora da escola e outros hábitos alimentares. Depois da análise dos questionários verificamos quais os alimentos açucarados mais consumidos pelos alunos, principalmente nos lanches.
Dos alimentos açucarados mais frequentes foram selecionados um conjunto de 6 para a elaboração de um painel.
Foi elaborado um painel com cerca de 1 metro quadrado. Cerca de ¼ do espaço foi reservado para a apresentação dos resultados da pesquisa (doenças associadas ao consumo exagerado do açúcar). No restante foram coladas as imagens dos alimentos selecionados e, por cima de cada um, foi colocada a informação específica, nomeadamente em relação à quantidade de açúcar contido em cada um dos produtos consumidos habitualmente pelas crianças, tendo sido feita a representação da quantidade de açúcar em cada alimento através de pacotinhos de açúcar (com 4g cada um).
Ao logo da atividade contámos com a colaboração da Dr.ª Rita Fernandes, Nutricionista da Câmara Municipal de Mealhada, que ajudou os alunos na análise dos inquéritos, na seleção dos alimentos a colocar no cartaz e a perceber/analisar o descodificador de rótulos.
Dando continuidade a este projeto, A Dr.ª Rita agendou para 14 de junho, do presente ano, uma sessão de esclarecimento, destinada a todos os alunos da escola, a fim de consciencializar os mesmos sobre os perigos do consumo do açúcar, incentivando a uma alimentação saudável.
O trabalho realizado pelos alunos foi afixado na cantina da escola, em local bem visível.
Registo fotográfico:
Inquéritos realizados: