Trabalhos 2023/2024

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar

Escalão: 1º Escalão: Painel do Açúcar

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
A atividade sobre a quantidade de açúcar que se ingere diariamente foi realizada pela turma do 4ºB. Selecionou-se uma larga gama de produtos alimentares, alguns dos quais se observam nos lanches dos alunos e elaborou-se um inquérito, ao qual responderam os 24 alunos da turma. Os resultados obtidos foram os seguintes:
Alimentos mais consumidos no lanche da manhã e no lanche da tarde -
Pão - 20 Bolachas - 13 Leite - 8 Iogurte - 13
Cereais - 6 Bolicao - 1 Fruta - 12 Queijo - 6
Sumo - 2 Croissant - 2 Pães de leite - 4 Barras energéticas - 0
À pergunta se sabiam que muitos destes alimentos contêm açúcar, 22 responderam que sim e 2 responderam que não. Todos os alunos responderam que sabiam que muitos desses alimentos contêm muito açúcar. A maioria respondeu que o açúcar é para melhorar o sabor dos alimentos e para conservar o alimento por um período maior.
Responderam da seguinte forma à pergunta sobre quais os alimentos que contêm mais açúcar:
Refrigerantes - 24
Leite - 0
Bolos de pastelaria - 23
Barras de cereais - 18
Cereais - 19
Iogurte - 8
Queijo - 0
Fiambre e salsichas - 6
Pão - 0
Colocou-se a pergunta - Conheço algumas doenças associadas ao consumo exagerado de açúcar? As respostas foram as seguintes
Asma - 3
Diabetes - 24
Dor de cabeça - 2
Hipertensão arterial - 7
Obesidade - 24
Cáries dentárias - 17
Este foi o ponto de partida para a investigação e trabalhos sobre este assunto cujo, resultado se apresenta no painel construído.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Na preparação e execução do trabalho sobre Alimentação Saudável e Sustentável, sob o tema “Que quantidade de açúcar ingeres por dia?”, para além dos manuais do 4º ano adotados e das aulas digitais das plataformas disponíveis para o ensino, foram realizadas várias pesquisas e visualizados diversos vídeos, cujos links se apresentam abaixo.
De onde vem o açúcar
https://www.youtube.com/watch?v=IZ8hoNdKJBg
Porque não comer só doce?
https://www.youtube.com/watch?v=4yta777S0qM
Excesso de açúcar no sangue
https://www.youtube.com/watch?v=7vr3loQKSH0
A verdade sobre o açúcar
https://www.youtube.com/watch?v=gE-5ZwcchK4
Porque gostamos tanto de açúcar
https://www.lusiadas.pt/blog/prevencao-estilo-vida/nutricao-dieta/3-factos-que-deve-conhecer-sobre-acucar
Açúcar em excesso, o que faz ao seu corpo?
https://www.cuf.pt/mais-saude/acucar-em-excesso-o-que-faz-ao-seu-corpo
O açúcar faz mal?
https://www.cuf.pt/mais-saude/o-acucar-faz-assim-tao-mal
7 problemas do consumo excessivo de açúcar
https://www.youtube.com/watch?v=YtjAAhO8RZQ
7 malefícios do açúcar
https://www.tuasaude.com/acucar-faz-mal/
Como substituir o açúcar
https://blog.samisaude.com.br/acucar/
A alimentação é, talvez, o tema mais tratado desde o nascimento de cada ser. É abordado pelos pais e pelos avós em nossas casas, mal começamos a descodificar o código linguístico. É trabalhado diariamente, na escola, por professores, técnicos de saúde e especialistas convidados, quer tratamento dos programas curriculares, quer nas diferentes abordagens e tarefas desenvolvidas no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento. É amplamente abordado, quer de forma positiva quer de forma negativa, pelos diferentes meios de comunicação social.
Infelizmente, por uma questão de cultura, o sabor doce é precocemente introduzido na alimentação das crianças portuguesas, daí, Portugal ser um dos países da Europa com maior número de crianças pessoas obesas e pessoas diabéticas.
A escola tem uma missão extremamente importante na educação alimentar das crianças, quer por uma questão de saúde quer pela questão da sustentabilidade do planeta.
Ao longo destes 4 anos (anos de escolaridade da turma envolvida neste projeto – 4ºB) foram e têm sido muitas as atividades e projetos desenvolvidos nesta escola, seja no âmbito dos planos curriculares , seja no âmbito do PAA e, ainda, no desenvolvimento de iniciativas de promoção da saúde da comunidade escolar com a colaboração de diversas entidades: Centro de saúde, na pessoa da enfermeira representante da Saúde Escolar, Nutricionistas convidados para palestras e sessões de esclarecimento, empresas locais dedicadas à produção de alimentos considerados saudáveis (mel, cogumelos, pão, etc).
Ensinar e ajudar os nossos alunos a identificar e praticar uma alimentação saudável e sustentável é, não só um objetivo como, também, uma filosofia que lhes permitirá ter uma vida com mais saúde e menos dispendiosa em termos de gastos com a saúde.
Não foi surpreendente ver que os resultados do questionário passado aos alunos do 4ºB no início desta atividade porque o tema foi amplamente trabalhado, conforma atrás se refere.
No estudo específico do açúcar na nossa alimentação, foram feitas diversas pesquisas cujo resumo das aprendizagens adquiridas se apresenta no Painel Construído que se apresenta a este concurso.
Os alunos tiveram oportunidade de identificar os diferentes tipos de açúcar que estão presentes nos alimentos que consumimos. Perceberam que os mais prejudiciais são os açúcares refinados que se adicionam aos alimentos confecionados e que os mais saudáveis são aqueles que estão naturalmente presentes nos alimentos. No entanto, ficaram conscientes que de que mesmo o açúcar mais saudável, se for consumido em excesso, faz mal e que, a sua alimentação ultrapassa a quantidade de açúcar diária aconselhada pela OMS – 25g. Espantaram-se com a quantidade de açúcar presente em alguns alimentos e alguns até aceitaram uma proposta feita em um dos vídeos que visionámos, que é passar 3 semanas sem consumir alimentos ricos em açúcar.
Alguns dos problemas de saúde causados pelo consumo excessivo de açúcar já eram do seu conhecimento (diabetes, obesidade e cáries dentárias) e ficaram alerta para outras doenças ou malefícios como: dor de cabeça, hipertensão arterial, cansaço, envelhecimento precoce da pele, problemas de rins e do fígado, etc.
Foi com algum entusiasmo que conheceram alguns dos possíveis substitutos do açúcar (mel, melaço da cana-de-açúcar, xilitol, açúcar de coco, stevia, etc) e mostraram vontade em fazer o esforço de experimentar alguns para comparar sabores, tentar diminuir a quantidade de açúcar da sua alimentação e melhorar a sua qualidade de vida.

Memória descritiva:
Terminada a investigação, realizado o workshop e com os conhecimentos adquiridos sobre os tipos de açúcar que consumimos, os malefícios que nos podem causar e como melhorar a nossa alimentação, substituindo os açúcares refinados por açúcares naturais e menos prejudiciais à saúde, deu-se início à atividade de construção do painel.
A primeira tarefa foi escolher os alimentos a colocar no painel e, de seguida fez-se o esboço, organizando as informações e a disposição das mesmas no espaço.
Procurou-se um cartão com as dimensões adequadas e num hipermercado da localidade encontrámos um com 1,35m de comprimento por 1,09m de largura, logo, o nosso painel tem 1,47m2.
Das embalagens utilizadas no workshop sobre a quantidade de açúcar presente nos alimentos que mais consumimos diariamente, escolheu-se uma caixa de cereais, uma lata de coca-cola, um pacote de chipicao, uma embalagem de bolos nutella, um pacote de leite achocolatado, um pacote de sumo de frutos, um iogurte líquido e uma embalagem de duas barras de chocolate com caramelo e amendoins. Para representar as quantidades de açúcar presentes em cada alimento colaram-se colheres de à escala de 10g de açúcar por colher. Não esquecendo que as quantidades de açúcar são sempre referentes a 100g de cada alimento.
Relativamente aos resultados das pesquisas, decidiu-se que o conselho da OMS sobre a quantidade diária aconselhada (25g = a 6 colheres de chá) deveria, obrigatoriamente, constar no nosso painel.
Todos os alunos se propuseram a desenhar representações sobre os malefícios do açúcar, sobre os substitutos do açúcar e, posteriormente, escolheram-se as que mais agradavam a todos.
Algumas informações/títulos escreveram-se à mão e outras foram escritas a computador. Na opinião de todos, o nosso painel tinha que ter cores, não podia ter frases ou textos grandes e tinha que mostrar os cuidados a ter com o consumo de açúcar de forma simples e apelativa para que, na nossa escola, todos tenham curiosidade de ler a informação e comecem a ter mais cuidado com os lanches que trazem para a escola.
O entusiasmo com que desenvolveram estas atividades, o empenho na construção do painel, o despertar das suas consciências para os malefícios do açúcar e a vontade que mostraram em tentar alterar alguns comportamentos alimentares, já é um retorno positivo e uma boa recompensa para quem com eles tem trabalhado o tema da Alimentação Saudável e Sustentável.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: