Trabalhos 2024/2025
Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão:
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
No ano letivo de 2024/2025, os alunos da Escola 2,3 Escultor Francisco dos Santos implementaram, pelo 5.º ano consecutivo, o projeto “Brigada da Cantina” com a realização de atividades de monitorização do DESPERDÍCIO ALIMENTAR, no refeitório da escola sede. A metodologia utilizada seguiu o exemplo dos anos anteriores, isto é, no momento 0 as equipas recolheram e mediram o desperdício dos colegas, separando-o por item alimentar, e aplicaram a uma amostra de alunos de todos os anos letivos, durante os 3 dias do momento 0, um inquérito de satisfação, com vista a obter a opinião dos mesmos. A aplicação do inquérito teve em consideração ementas de carne, peixe e ovolactovegetariano. Para cada um dos 3 dias, foi realizado o tratamento estatístico.
Após este momento, foi realizada a análise do desperdício e foram divulgados e discutidos os resultados, como forma de sensibilização, em todas as turmas da escola. Estes mesmos resultados foram, pela primeira vez, apresentados aos encarregados de educação nas reuniões com os diretores de turma, sendo alvo de análise pelos mesmos. Cerca de quatro meses depois foi realizada uma nova atividade de monitorização do desperdício alimentar – momento 1.
Para além destes aspetos, foram ainda analisados pela Brigada: a HIGIENE, o RUÍDO, os RESÍDUOS e o COMPORTAMENTO dos alunos durante a sua refeição. O ruído foi medido de 15 em 15 minutos por um aluno da Brigada utilizando o medidor de ruído. Os restantes aspetos foram analisados por observação direta com registo numa grelha de análise de resultados e através de registo fotográfico.
Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Estiveram diretamente envolvidas, no descrito anteriormente, as seis turmas de 6.º ano, num total de 187 alunos. Foi pela primeira vez que foi possível concretizar o envolvimento de todas as turmas de 6.º ano da escola, no âmbito dos DAC.
Para cada um dos dias, em cada um dos momentos 0 e 1, as diversas tarefas foram atribuídas aos alunos de cada uma das seis turmas envolvidas, tendo a responsabilidade de dinamizar as atividades durante uma das duas horas de funcionamento do refeitório, acompanhada pelo Diretor de Turma ou por docentes da turma. De ressalvar, que pela primeira vez todos os alunos de cada turma foram envolvidos simultaneamente neste processo, num trabalho de equipa entre todos durante a hora em que estiveram a implementar a Brigada.
As turmas trabalharam em articulação e, em cada dia, estiveram envolvidas duas turmas, de modo a permitir o funcionamento de dois turnos possibilitando, assim, a participação de todos os alunos de forma equilibrada. Esta organização foi utilizada durante os momentos de aplicação do inquérito de satisfação e da recolha e análise do desperdício alimentar.
Os alunos registaram fotograficamente os momentos de recolha do desperdício alimentar e registaram os dados num documento para divulgação a todas as turmas da escola.
Posteriormente, a análise e tratamento dos dados recolhidos foi efetuada por todas as turmas. Três turmas realizaram o tratamento dos dados fazendo a organização estatística dos mesmos assim como uma breve análise. Depois, as restantes três turmas fizeram a partir desse trabalho estatístico, um trabalho de apresentação e divulgação à comunidade educativa. Destas, duas turmas ficaram responsáveis pela elaboração do documento destinado aos alunos e uma turma pelo documento destinado aos encarregados de educação. Este trabalho conjunto foi realizado em aulas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Matemática, Português, entre outras disciplinas, acompanhados pelos respetivos docentes.
No seguimento da análise dos dados do desperdício no momento 0 foram elaborados por diferentes turmas poemas de reflexão e compromisso para redução do desperdício alimentar. Estes poemas foram posteriormente apresentados à comunidade sob a forma de cartaz afixados no refeitório.
O momento 1 novamente teve a implementação da estratégia “Dose certa”, através do uso de um cartão por cada aluno antes de pedir a sua refeição, de modo a indicar pela cor do cartão escolhido a quantidade de comida pretendida no prato. Foi também novamente dinamizada a mesa de temperos, em que no final da linha de serviço os alunos tinham ao seu dispor um conjunto de temperos para colocar sob o seu prato: azeite, azeite com alho, orégãos, molho vinagrete e vinagre.
À semelhança do ano anterior, nos momentos 0 e 1 o desperdício de cascas de fruta, restos de pão e fruta foram aproveitados para o compostor da Escola.
A intervenção direta, no espaço do refeitório, ocorreu nos meses de novembro e março e teve em alguns momentos o apoio da equipa de nutrição da CMS (Câmara Municipal de Sintra).
O trabalho realizado foi supervisionado pelas docentes de Cidadania e Desenvolvimento de cada uma das turmas, diretores de turma e outros professores da turma e ainda pelas coordenadoras do Eco-Escolas e da Educação para a Cidadania.
Após a implementação do momento 1, os dados recolhidos foram novamente objeto de tratamento estatístico e análise, a qual foi posteriormente divulgada a todas as turmas sob a forma de apresentação em PowerPoint e a todos quantos almoçam no refeitório sob a forma de cartazes afixados neste espaço. A destacar que se verificou uma melhoria na redução da média diária de desperdício alimentar de 62 para 57 kg, do momento 0 para o momento 1, após as várias medidas de sensibilização e envolvimento da comunidade implementadas.
Durante todo o trabalho descrito, as 34 turmas da escola sede foram envolvidas através da divulgação dos resultados de desperdício, do inquérito de satisfação e da produção de poemas para diminuir o desperdício alimentar no nosso refeitório.
Ainda em reunião do Conselho Eco-Escolas o trabalho realizado foi analisado e discutido, tendo sido ouvidos os alunos assim como os restantes membros representantes da comunidade educativa: Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Câmara Municipal de Sintra e encarregados de educação.
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A divulgação é realizada através dos diretores de turma e docentes de Cidadania e Desenvolvimento, da página do Agrupamento, dos cartazes afixados no refeitório, dos delegados ambientais e da página do Facebook e Instagram do Eco-Escolas. Foram ainda usadas três apresentações em PPT elaboradas pelas diferentes turmas da Brigada da Cantina para o efeito, com públicos-alvo diferentes. Estes mesmos resultados foram sempre partilhados com a equipa de nutrição da Câmara Municipal de Sintra e Direção do Agrupamento.
Registo fotográfico da brigada em ação:
Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):
- Brigada da cantina - organização dos alunos - momento 1.docx
- Brigada da Cantina - resultados finais para afixar.pdf
- Brigada da cantina Quadras.pdf
- Mapa Brigada da Cantina momento 0.doc
- Brigada da cantina momento 0 - divulgação aos alunos.pdf
- Projeto brigada da cantina 6.ºC-VF 1 - divulgação aos EE.pdf