Trabalhos 2018/2019
Escola EB nº2 de Castro Daire (ex. EB 2,3 de Castro Daire - Agrup.) (Castro Daire)
Atividade: B - Painel dos Alimentos
Escalão:
Idade média dos participantes:
12 anos
Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA
- Painel dos Alimentos do Mar -
Na construção do "Painel dos Alimentos do Mar" estiveram envolvidos todos os alunos da escola e a sua elaboração envolveu seis etapas:
1ª Etapa: ELABORAÇÃO DOS INQUÉRITOS - esta etapa foi desenvolvida pelos alunos que frequentam o Clube Eco - Escolas , tendo os mesmos elaborado um pequeno inquérito, onde constavam 6 perguntas, (Anexo - Inquérito).
2ª Etapa: APLICAÇÃO DO INQUÉRITO - Seguidamente, os alunos que frequentam o Clube Eco - Escolas, dividiram-se em grupos e dirigiram-se às salas de aulas de todas as turmas da escola, e aplicaram os inquéritos num total de 278 alunos.
3ª Etapa: ANÁLISE DOS INQUÉRITOS - Os alunos que frequentam o Clube Eco - Escolas, fizeram a leitura dos inquéritos. Tendo sido registados os seguintes resultados:
- Salmão: 146 votos;
- Bacalhau: 130 votos:
- Pescada: 80 votos;
- Sardinha: 68 votos;
- Atum: 67 votos;
- Dourada: 48 votos;
- Carapau: 21 votos;
- Robalo: 10 votos;
- Peixe Vermelho - 1 voto;
- Perca: 1 voto.
4ª Etapa: ESBOÇO DO PAINEL DO MAR – a professora responsável pelo "Painel do Mar" solicitou aos alunos do clube, que realizassem um esboço do painel, com base nas 6 espécies de peixe mais consumidas pelos alunos da escola. Foram assim constituídos vários grupos, tendo cada um realizado um esboço do "Painel dos Alimentos do Mar".
Seguidamente, procedeu-se à votação dos mesmos. O painel apresentado foi o vencedor, e a ideia para a construção gráfica do mesmo, surgiu a partir da frase mencionada por duas alunas:
“E se o nosso Painel mostrasse os peixes das diferentes espécies a falar? E podíamos colocar imagens dos peixes com o nome científico!"
" Para dar mais vida ao nosso Painel, também podíamos colocar nos cantos do cartaz, recortes dos peixes selecionados! Podíamos recortá-los dos folhetos do Continente! O que acham?". Os alunos consideraram estas ideias como um mote para a elaboração do painel, pois assim este realça a importância da adoção de atitudes sustentáveis para com o nosso planeta, e passam a mensagem da importância da preservação dos recursos naturais, nomeadamente da floresta a partir da reutilização e reciclagem de papel.
5ª Etapa: RECOLHA DE INFORMAÇÃO - os alunos dividiram-se em grupos de três, e cada grupo ficou responsável por recolher a informação relativa a duas espécies. A informação recolhida diz respeito: às Características da Espécie; à Origem Geográfica; aos Benefícios Nutricionais do Seu Consumo; ao Estado de Conservação; ao Tamanho Mínimo de Captura e à Sustentabilidade da Espécie. Além de toda a informação recolhida, os alunos pesquisaram também uma imagem de cada uma das espécies selecionadas, acompanhada do respetivo nome científico. Toda a informação recolhida foi colocada dentro de balões de diálogo. Estes, encontram-se perto da boca da imagem do peixe que lhe diz respeito. Cada espécie tem 3 balões de diálogo. Além dos balões correspondentes aos referidos peixes, foi ainda elaborada uma nota especial, com o título: "Alerta", cujo principal objetivo foi sensibilizar toda a comunidade educativa para os problemas da subexploração das espécies.
6ª Etapa: ELABORAÇÃO DO PAINEL- a concretização do Painel foi feita pelos alunos do Clube Eco – Escolas.
Anexos:
- Atum .docx
- Bacalhau.docx
- Dourada.docx
- Pescada.docx
- Salmão.docx
- Sardinha.docx
- Aterta.docx
- Inquérito - Alunos.docx
- Rep.gráfica das 6 espécies mais consumidas.docx
Características do painel:
DIMENSÕES: 1,1 m2.
MATERIAIS UTILIZADOS:
- 3 cartolinas azuis escuras;
- restos de uma cartolina azulão;
- papel de impressão;
- recortes de figuras de peixes de panfletos do Pingo Doce e Continente;
- cola.
LOCAL AFIXADO:
O PAINEL está afixado num dos placards principais da cantina.
Registo fotográfico: