Trabalhos 2023/2024
Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão:
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
A Brigada da Cantina ASM foi criada em março de 2022 decorrente da necessidade em colmatar alguns aspetos menos positivos na nossa cantina. Ao longo destes três anos de implementação deste projeto, o nosso objetivo tem sido o de fomentar a alimentação saudável, monitorizar atitudes, zelar pela adoção de bons hábitos de higiene e saúde, evitar o desperdício alimentar e analisar as questões de sustentabilidade. Para além destes objetivos, os elementos da Brigada também têm vindo a assegurar a organização da fila, a higienização das mãos, o respeito pela integridade física e psicológica dos colegas durante a refeição, bem como sensibilizam os alunos para os malefícios do ruído excessivo na cantina e motivam-nos a consumir a refeição completa.
De forma a monitorizar e obter dados relativos aos hábitos alimentares dos colegas e os seus conhecimentos sobre alimentação saudável e equilibrada e o funcionamento do refeitório, entre outros aspetos, um grupo de alunos da Brigada elaborou um questionário no Google Forms, com dezoito questões, o qual foi aplicado aleatoriamente a cinquenta e sete alunos. Este inquérito teve, igualmente, como objetivo a autorreflexão dos próprios alunos nas suas escolhas e sensibilizá-los para a mudança de alguns hábitos alimentares e comportamentais dentro do refeitório. Foi feito o tratamento de dados, tendo-se apurado que, da amostra, 91% dos alunos “gosta”/”às vezes gosta” da comida confecionada na cantina; 83% consome sopa regularmente; 72% consome fruta regularmente; 90% consome regularmente a refeição completa (sopa, prato principal, salada, fruta, água); 80% tem conhecimento que existe uma percentagem elevada de desperdício alimentar e preocupa-se com esse facto; 49% consideram que o ruído no refeitório incomoda; e 89,5% considera que é importante haver a Brigada da Cantina, porque os alunos são sensibilizados a consumir a refeição completa e há um controlo maior na fila de acesso ao refeitório.
Como se verificou que o consumo de fruta por parte dos alunos não é regular, tal como no ano letivo transato, a Brigada da Cantina endereçou um convite à engenheira alimentar, Joana Ferreira, da Câmara Municipal de VFX, para realizar um Workshop com o objetivo de fomentar a Alimentação Saudável nas crianças e jovens. Assim, nos dias 17 e 18 de abril decorreram dois Workshops, os quais foram promovidos pela Unidade de Gestão de Refeitórios Escolares da Câmara Municipal de VFX, em articulação com o Programa Eco-Escolas e o Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento. O Workshop “O Poder da Fruta”, dinamizado pela engenheira alimentar Joana Ferreira, foi dirigido aos alunos da Brigada da Cantina ASM, assim como aos quarenta e oito delegados e subdelegados de Turma da escola ASM, para que todos, em conjunto, motivem os colegas as consumirem fruta, explicando os benefícios do consumo deste alimento na nossa saúde. O Workshop online “Hora do Lanche”, dinamizado pela nutricionista Inês Curvelo, dirigido aos pais dos alunos do pré-escolar e do 1.º e 2.º ciclos, teve como objetivo partilhar com as famílias conhecimentos, desmistificar ideias e sugerir lista de compras e lancheiras saudáveis.
Também a questão do ruído foi analisada pela Brigada. Outro grupo de alunos da Brigada ficou responsável por elaborar questões sobre o Ruído, as quais foram colocadas num questionário Google Forms e, posteriormente, aplicado a quarenta e quatro alunos, como forma de apurar os seus conhecimentos sobre o Ruído nas cantinas escolares. Apurou-se que 54% considera que há muito barulho na cantina; 77% desconhece o significado da sigla “dB”; 73% tem noção que o ruído na cantina pode provocar efeitos negativos na saúde; e 54,5% tem uma ideia de quantos “dB” foram medidos em média durante um minuto no refeitório (85dB a 95dB). Paralelamente, a esta atividade, dois alunos do grupo mediram durante um mês o ruído produzido pelos colegas durante as refeições. Depois de apurados os dados da medição do ruído e da estatística dos questionários, foi produzido um vídeo para sensibilizar os alunos para a problemática e consequências do excesso de ruído nas cantinas escolares, o qual foi projetado à hora do almoço na televisão existente no refeitório.
Por último, um terceiro grupo da Brigada analisou a questão do desperdício alimentar. Obtiveram, junto da funcionária do refeitório, os dados diários do peso do desperdício de comida, durante um mês. Tal como no ano letivo anterior, conclui-se que o desperdício ainda é elevado, principalmente nos dias em que a ementa é peixe. Em média, são servidas diariamente 250 refeições e o desperdício dos pratos de carne situa-se entre os 5KG e os 6KG e o de peixe entre os 7KG e os 8KG. Com estes dados, produziram um pequeno filme a alertar para esta problemática. O desperdício de alimentos crus, ou restos de alimentos crus que sobram da confeção das refeições do refeitório, ou mesmo as borras de café provenientes do bar, são recolhidas em caixotes próprios por duas turmas do sexto ano e colocados no centro de compostagem da escola. Também foi verificada a forma de como os resíduos provenientes do refeitório são separados. Constatou-se que as funcionárias do refeitório fazem a separação das embalagens de acordo com a normas.
Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Depois da inscrição de dezoito alunos, foi realizada uma primeira reunião com as professoras dinamizadores do projeto, na qual foi feita a distribuição das tarefas que cada elemento deveria de cumprir semanalmente, de acordo com a sua disponibilidade, embora essas funções não fossem estanques ao longo do ano letivo.
Na primeira reunião, em conjunto com os alunos, foi definida a calendarização e as tarefas a realizar na cantina. Diariamente, os dezoito elementos da Brigada, seguindo uma escala de serviço, desenvolveram as seguintes tarefas: asseguraram a organização da fila, exigindo uma postura adequada na fila e o respeito pela ordem de chegada; asseguraram a higienização das mãos; verificaram se havia respeito pela integridade física e psicológica dos alunos durante a refeição; motivaram os colegas a comer a refeição completa (sopa, prato principal, fruta e salada) e a não usar o telemóvel durante a refeição, assim como a conversarem num tom mais baixo.
Numa segunda reunião, os alunos da brigada foram desafiados a desenvolver outras atividades já descritas no ponto anterior, tais como: aplicação de dois inquéritos um sobre ruído e outro sobre hábitos alimentares, e respetivo tratamento estatístico; medição do ruído da cantina durante uma semana; realização de dois vídeos, um relativo ao ruído na cantina e outro sobre o desperdício alimentar; e verificar se existem hábitos de reciclagem de resíduos e de compostagem de alimentos na escola.
Ano após ano, a adesão e o entusiasmo dos alunos da Brigada tem sido excecional. A escala de serviço dos elementos não é cumprida! Os alunos envolveram-se de tal forma, que, muitas vezes, de forma espontânea “agarram” o seu colete e cartão identificativo, e juntam-se aos colegas que estão de serviço. Temos alunos do 5.º e 6.º anos, de turmas diferentes, e já há um grande espírito de companheirismo entre eles, evidente quando se juntam para outros projetos da escola.
Os alunos da brigada sentem que não tem sido fácil mudar os hábitos, mas tinham essa noção, contudo, não desistiram, mesmo quando não foram tratados de uma forma muito correta pelos colegas. Pouco a pouco, os alunos da escola (545 alunos) começam a respeitar o trabalho dos elementos da Brigada e já ouvem os seus conselhos e chamadas de atenção. Atualmente, não é necessário apelar de forma sistemática aos alunos para lavarem as mãos antes de chegarem à linha, quase todos os alunos comem sopa, esforçam-se por comer tudo o que levam no tabuleiro e o uso do telemóvel tem vindo a diminuir, assim como o ruído.
Porém, ainda há coisas a melhorar no próximo ano, pois o ruído no refeitório durante as refeições ainda é grande, o uso do telemóvel durante a refeição é uma realidade difícil de contornar, o desperdício de comida, nomeadamente de peixe e de legumes, é grande e deverá haver um aumento do consumo de fruta e de vegetais.
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
No início do ano letivo, foi realizada a divulgação deste projeto na escola através de um vídeo promocional, que passou na TV que temos na nossa escola e de um comunicado que passou nas 24 turmas da escola. Além deste vídeo, a Brigada realizou dois vídeos (Ruído e Desperdício Alimentar), os quais foram divulgados na TV da escola. Sempre que há algo a destacar sobre a Brigada, divulgamos no Facebook do agrupamento (Workshops, prémios…).
Em dezembro de 2023, o projeto foi novamente distinguido pela Escola Amiga da Criança, uma iniciativa conjunta da CONFAP, da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, e foi uma das três escolas premiadas a nível nacional pelo Programa Eco-Escolas em julho de 2023.
De modo a ter uma maior noção de todo o trabalho desenvolvido pela Brigada da Cantina este ano letivo, sugere-se a visualização da apresentação, cujo link se encontra abaixo.
Link:
https://www.canva.com/design/DAGIhlnOnRQ/KUrco1cTBkTVIdt5ysjBCQ/edit?utm_content=DAGIhlnOnRQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
Registo fotográfico da brigada em ação:
Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):