Trabalhos 2023/2024

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 

Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
- monitorização do consumo da refeição
- monitorização dos resíduos alimentares e outros
- monitorização do desperdício alimentar
- monitorização do ruído
-avaliação da higiene/conservação das instalações
RESULTADOS OBTIDOS
MONITORIZAÇÃO DO CONSUMO DA REFEIÇÃO
Entre os meses de novembro e maio houve um aumento do número de alunos que comeram totalmente a sopa, havendo um pequeno decréscimo em fevereiro e março. Os dados dos que comeram totalmente o prato na sua totalidade, foram inconstantes, realçando-se um decréscimo acentuado no mês de fevereiro, estando relacionado com o facto de ter havido penas 3 monitorizações e da ementa à base de peixe. O consumo da fruta foi sempre regular.
• Estes resultados são bastante satisfatórios pois o consumo da sopa subiu de 78,53% até aos 88,99%. O consumo da refeição subiu de 61,09% até aos 94,94% e o consumo de fruta subiu de 88,45% até aos 98,23%, superando as metas traçadas pela Brigada no plano de ação inicial.
• Verificou-se que alguns alunos mais novos têm pouca autonomia em cortar a carne e descascar a fruta necessitando da ajuda das funcionárias. Nos dias em que o prato é de peixe, há um maior número de alunos que não consomem totalmente a refeição. Os legumes preferidos dos alunos são a alface, o tomate, pepino e a cenoura e, os que eram menos preferidos como as ervilhas e o feijão, já entraram nos seus hábitos alimentares. Normalmente, a maioria dos alunos comem a fruta e só 1,77% não a comem a peça de fruta por inteiro. Os alunos revelam preferência por banana e menos preferência pela laranja ou por maçã. Comem melhor a sopa passada e de cenoura, legumes e têm dificuldade em comer sopa de feijão e ouves. É no consumo da sopa onde foi feito um trabalho mais incisivo da Brigada da cantina, registando os nomes dos alunos com mais resistência à sopa e alertando os respetivos professores para que estes fizessem uma ação de sensibilização junto aos mesmos. Na sala de aula foi elaborado um desdobrável, entregue aos alunos da escola, para sensibilizar para uma alimentação equilibrada e realizadas ações de esclarecimento
• Estes resultados devem-se, essencialmente:
• à ação direta da Brigada e dos professores na análise mensal dos resultados da monitorização
• às ações de sensibilização realizadas em contexto de sala de aula e pela equipa da Saúde Escolar;
• ações de sensibilização realizadas noutras turmas pelos alunos da «Brigada da cantina»;
• o empenho das funcionárias e restante pessoal da cantina.
MONITORIZAÇÃO DOS RESÍDUOS ALIMENTARES E OUTROS
Nesta monitorização, foram registados:
• os desperdícios da preparação das refeições para encaminhamento para o compostor – pesagem destes resíduos
• as sobras das refeições dos alunos para posterior encaminhamento para quinta pedagógica, onde existem patos, galinhas e coelhos, porquinhos-da-índia. – pesagem dos mesmos
• os resíduos de papel, cartão, plástico, metais ou vidro para encaminhamento para o ecoponto da escola ou para trabalhos diversos na sala de aula – pesagem dos mesmos
Ao longo do ano, a monitorização decorreu em 26 dias de novembro a maio e obtiveram-se os seguintes resultados:
• Compostagem: 85,83 Kg, média de 3,3 Kg por cada dia monitorizado.
• Sobras das refeições: 67,6 Kg, média de 2,98 Kg por cada dia monitorizado.
• Ecoponto: 44,98 Kg produzidos, média de 1,73 Kg por cada dia monitorizado.
Considerações- Verificou-se que este ano letivo, houve um aumento da compostagem, em relação aos últimos anos. Houve também um decréscimo das sobras das refeições, concluindo-se que diminuiu o desperdício alimentar e com impacto na sustentabilidade do planeta.
MONITORIZACÃO DO DESPERDÍCIO ALIMENTAR
Foi calculada uma quantidade de comida por aluno, com base no caderno de encargos e dados fornecidos pelos responsáveis da cantina, sendo de 200 gramas a média por aluno de comida no prato.
Assim, obtivemos os seguintes resultados através da monitorização:
• Foram produzidos, nos 26 dias de monitorização da Brigada da Cantina, entre os meses de novembro e de maio, 723,4 Kg de comida.
• A pesagem das sobras das refeições, ao longo deste período, foi de 77,6 Kg.
• O mês onde o desperdício alimentar foi maior foi o de dezembro com 17,09%.
• O mês com menor desperdício foi o de maio com 6,47 %.
• A média apurada foi de 10.73% de desperdício alimentar, não se tendo atingido a meta proposta que era de 10% por 0,73.
~
MONITORIZAÇÃO DO RUÍDO
• Entre o mês de novembro e o mês de maio, período de incidência da monitorização, registaram-se os seguintes números:
• O estudo foi realizado ao longo de 26 dias do ano letivo.
• A cantina é frequentada por 143 alunos do 1º ciclo e 60 do Jardim de Infância.
• O estudo apenas incidiu sobre os alunos do 1º ciclo.
• Dos 26 dias analisados, verificamos que há 0% de dias com algum silêncio na cantina, 34,62% com algum barulho (não muito incomodativo) e 53,85% com muito barulho (muito incomodativo e 11, 54% com Barulho insuportável.
• Verifica-se, neste item, estiveram abaixo relativamente aos estudos realizados anteriormente pela Brigada da cantina, havendo a necessidade de melhorar esta categoria.
MONITORIZAÇÃO DA HIGIENE E CONSERVAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A monitorização incidiu sobre dois aspetos: Higiene do refeitório (mesas, bancadas e chão) e conservação de tabuleiros e mobiliário.
Assim, concluiu-se:
• A cantina situa-se no edifício escolar em instalações recentes e renovadas oferecendo excelentes condições para trabalhadores e alunos/utentes.
• A higiene das mesas e do chão é excelente, pois as funcionárias limpam as mesas, as cadeiras e o chão, logo após cada aluno termine a refeição.
• O estado de conservação dos tabuleiros é bom ou muito bom, apesar dos anos de uso e a sua higiene é excelente.
• O estado de conservação e de higiene do mobiliário (mesas e cadeiras) é excelente, mantendo-se como novo. Quando qualquer aluno não consegue transportar o tabuleiro, os alunos mais velhos assumem essa responsabilidade, por forma a evitar que a refeição e os materiais caiam.
• O estado de conservação dos equipamentos da cozinha é muito bom.
• O chão da cozinha mantém-se sempre limpo, bem como as bancadas.
• Quando qualquer aluno deixa cair comida ao chão, a Brigada da cantina, informa uma funcionária, e faz uma chamada de atenção ao colega.

Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
O presente estudo foi realizado pela turma do 4ºA responsável pela implementação do projeto Brigada da Cantina».
Foram envolvidos 24 alunos neste desafio, que teve uma periodicidade semanal de novembro a maio, sendo monitorizados 26 dias ao longo desses meses. Houve a colaboração da Assistente Operacional responsável pela gestão da cantina, Marta Cerejeira, e da responsável pela cozinha, Ana Maria Gonçalves.
A turma foi dividida em grupos de 5 elementos, devidamente equipados com colete e crachá identificativo, que monitorizaram as cinco categorias, anteriormente referidas.
Assim, nos dias destinados à monitorização por parte da Brigada da cantina, seguiu-se a seguinte metodologia:
• 1 aluno do grupo monitorizou o consumo da refeição, registando o número de almoços total e a entrega dos tabuleiros no ponto de recolha – deste modo, permitiu-lhe registar o consumo do prato, sopa e fruta.
• 1 aluno do grupo monitorizou os resíduos alimentares e outros, nomeadamente os resíduos destinados à compostagem, as sobras das refeições dos alunos e os resíduos de papel, cartão, plástico ou vidro destinados ao ecoponto.
o Os resíduos destinados à compostagem eram pesados com a ajuda da funcionária da cantina.
o Os resíduos das sobras das refeições eram pesados com a ajuda da mesma funcionária.
o Os resíduos destinados ao ecoponto também eram pesados, pesados da mesma forma.
• 1 aluno do grupo monitorizou o ruído no refeitório de acordo com os descritores apresentados nas grelhas de monitorização. Sempre que o barulho excedia o nível aceitável, era dado um sinal, conhecido por todos, de forma a diminuir o ruído. O aluno registou esta monitorização em grelha, elaborada para este efeito.
• 1 aluno do grupo monitorizou a higiene e a conservação das instalações em grelha própria, mesas, chão e bancadas.
• A monitorização da pesagem das sobras das refeições e cálculo da percentagem de desperdício alimentar, era realizada na sala de aula com a professora, através dos dados recolhidos – nº de refeições servidas, pesagem das sobras das refeições e cálculo da % de desperdício alimentar.

Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
Os resultados da monitorização eram analisados, mensalmente, em todas as turmas no sentido da melhoria dos resultados obtidos.
A Brigada da Cantina elaborava, com o auxílio do docente das respetivas turmas, as grelhas com os resultados da monitorização que eram fornecidos a todos os docentes da escola.
Cada docente enviava os resultados do mês, através do correio eletrónico do agrupamento ou de plataformas digitais, os resultados aos encarregados de educação.
Na escola, os cartazes com resultados eram afixados na cantina, assim como no painel Eco-Escolas, acessível a toda a comunidade educativa.
Foram elaborados desdobráveis e folhetos informativos, que foram enviados a todos os pais com informação sobre esta temática e PowerPoint para realizar ações de sensibilização em todas as turmas do 1º ciclo.
A turma interveniente elaborou o inquérito inicial aos alunos, implementou a «Brigada da cantina» com a seguinte metodologia: monitorização um dia por semana, 5 alunos da Brigada monitorizavam cinco categorias para o estudo.
Ao longo do ano, foram realizadas várias ações na escola envolvendo todas as turmas: sessão de esclarecimento com a enfermeira de saúde escolar, sessão promovida pela turma do 4ºA para as outras turmas sobre “Alimentação sustentável (PowerPoint), comemoração da semana da alimentação com teatros, experiências e exposições, criação de vários materiais e documentos pelos alunos.
A divulgação também foi feita num programa de rádio da nossa RÁDIO ESCOLA em colaboração com a Rádio Local, a RÁDIO CLUBE DE ARGANIL, duas vezes, uma no 2º período e outra no 3º período e, ainda no jornal escolar «Ecos do Açor» a publicar no mês de junho e na reunião final do Conselho Eco-Escolas do mesmo mês.
Foi um projeto de muita responsabilidade, que envolveu alunos, professores, auxiliares e técnicos da escola e da comunidade escolar.
Os alunos mostraram sempre muito interesse e empenho. Pode dizer-se que mostraram especial gosto por desenvolver este projeto, tendo conseguido, com as suas ações, melhorias de bastantes resultados em algumas das categorias, à exceção do Ruído.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):