Trabalhos 2023/2024
Escola Básica do Barreiro (Barreiro)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar
Escalão: 1º Escalão: Painel do Açúcar
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Da amostra recolhida, verificou-se que a quantidade de açúcar ingerida nos lanches escolares é mais reduzida do que nos lanches em casa. Pressupõe-se que o mesmo seja atribuído ao facto de uma grande maioria de crianças da nossa população escolar, usufruir de Ação Social Escolar sendo o lanche distribuído pelo Refeitório Escolar. (Consultar resultados em anexo, “Inquéritos Realizados”). Noutros alimentos, apurou-se que a quantidade de açúcar ingerida na escola e em casa, é proporcional com exceção do Ice Tea, (lanches na escola 8 e lanches em casa 30) e na Coca Cola, (lanches na escola 2 e lanches em casa 27). Onde se verificou uma maior semelhança foi nas sandes de fiambre, onde os valores são iguais (lanches na escola e em casa, 26) e nas Bolachas Oreo (lanches na escola 27 e lanches em casa 26).
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Ao provocar uma sensação de bem-estar, cria dependência quanto mais comemos mais precisamos. Ao nível da boca quantidades excessivas de açúcar, provocam cáries dentárias. Aumento de gordura em zona abdominal, diabetes e acne na pele.
Memória descritiva:
Dimensões do Painel: 100 cm X 110 cm;
Materiais utilizados: Painel Kapa, material reciclado, canetas de feltro, lápis de cor, lápis de carvão, afia, borracha, tesoura, cola quente, cola stick, fita cola, régua, x-ato, folhas coloridas, pacotes de açúcar, computadores e telemóvel (câmara fotográfica).
Local afixado: Refeitório escolar;
Envolvimento dos alunos: Pesquisa de alimentos; preenchimento de questionários; ilustração de alimentos; investigação do consumo excessivo de açúcar e elaboração do cartaz.
O projeto Painel dos Alimentos, começou a ser elaborado desde o início do ano letivo, apelando sempre às boas práticas alimentares com o mínimo de introdução de açúcar possível. As áreas curriculares transversais à elaboração do projeto, situam-se ao nível do português, matemática, estudo do meio, cidadania e TIC.
Na realização do projeto, as docentes tiveram um papel colaborativo, orientador e mediador. Os encarregados de educação, colaboraram na pesquisa/investigação de alimentos açucarados, dosagens, malefícios e na recolha de caixas latas e embalagens dos alimentos analisados.
Registo fotográfico:
Inquéritos realizados: