Trabalhos 2024/2025
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão:
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
A amostra é constituída por 205 alunos da EB1 e Jardim de Infância que utilizam diariamente a cantina da escola, representando cerca de 94,9%, aproximadamente do total de alunos da escola que são 216.
- monitorização do consumo da refeição
- monitorização do desperdício alimentar
- avaliação da higiene/conservação das instalações
- monitorização do ruído
- monitorização dos resíduos alimentares e outros
- monitorização da higiene das mãos
- monitorização do menu diário sopa
- monitorização das cores do prato
Assim, nos dias destinados à monitorização por parte da Brigada da cantina, seguiu-se a seguinte metodologia:
• 1 grupo monitorizou o consumo da refeição, registando o número de almoços total e a entrega dos tabuleiros no ponto de recolha – deste modo, permitiu-lhes registar o consumo do prato, sopa e fruta.
• 1 grupo monitorizou o desperdício alimentar resultante dos restos das refeições. Estes, no final, eram pesados e registados em grelha.
• 1 grupo monitorizou a higiene e conservação das instalações registando sempre que os alunos, por descuido ou outro motivo, não contribuíam para a sua limpeza e higiene.
• 1 grupo monitorizou o ruído no refeitório de acordo com os descritores apresentados nas grelhas de monitorização e utilizando o medidor ganho num desafio anterior Eco Escolas. Sempre que o barulho excedia o nível aceitável, era dado um sinal, conhecido por todos, através de um semáforo, construído com a ajuda de um encarregado de educação e que acendia a luz vermelha. Esta, foi a grande inovação deste ano da nossa Brigada da Cantina.
• 1 grupo monitorizou os resíduos produzidos durante a confeção e depois da degustação. Assim, monitorizou-se os resíduos para compostagem, os resíduos para o ecoponto (embalagens e outros) e os sobrantes que eram doados para consumo de suínos.
• 1 grupo monitorizou a higiene das mãos à entrada no refeitório registando em grelha mediante observação direta ou inquérito aos alunos.
• 1 grupo monitorizou o menu diário – sopa, nomeadamente os ingredientes que eram incluídos na sua confeção. Este registo era feito por entrevista à cozinheira da cantina.
• 1 grupo monitorizou o menu diário – cores do prato, registando, por observação, as cores dos ingredientes que constavam do prato: peixe, carne, acompanhamentos (arroz, massa, batatas), verduras (couve, alface, tomate ou brócolos) e leguminosas (ervilhas e outras).
Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
O presente estudo foi realizado pela turma do 4ºB responsável pela implementação do projeto Brigada da Cantina».
Foram envolvidos os 24 alunos desta turma neste desafio, que teve uma periodicidade semanal de novembro a maio, sendo monitorizados 24 dias ao longo desses meses. Houve a colaboração da Assistente Operacional responsável pela gestão da cantina, da responsável pela cozinha, e do Engº alimentar do município.
A turma foi dividida em grupos de 3 elementos, devidamente equipados com colete e crachá identificativo, que monitorizaram as oito categorias, anteriormente referidas e cujos resultados apresentamos nos anexos.
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A Brigada da Cantina elaborava, com o auxílio da docente da turma envolvida, as grelhas e os gráficos com os resultados da monitorização que eram fornecidos a todos os docentes da escola.
De seguida, cada docente analisava com os alunos os resultados desta monitorização com o objetivo de melhoria dos resultados procurando saber quais as razões que tiveram implicações nos resultados. Este trabalho era feito, sempre, até ao dia 10 do mês seguinte e os gráficos e tabelas eram projetados no quadro interativo, registando cada turma as suas conclusões que, depois, eram fornecidas à Brigada.
Cada docente enviava os resultados do mês, através do correio eletrónico do agrupamento ou de outras plataformas digitais utilizadas, nomeadamente as redes sociais, os resultados aos encarregados de educação de todas as turmas.
O painel/expositor, colocado no corredor da escola à entrada na cantina foi um importante instrumento de divulgação e de informação pois também apresentava mensalmente os resultados, para além dos cartazes elaborados e dos folhetos informativos elaborados pela Brigada.
Foram elaborados desdobráveis e folhetos informativos, que foram enviados a todos os pais com informação sobre «Alimentação saudável e sustentável» nomeadamente sobre a importância de evitar o desperdício alimentar, a lavagem das mãos, os lanches saudáveis e a dieta mediterrânica. Todos estes materiais foram enviados, nalguns casos (raros) em papel e na maioria das vezes em suporte digital por mail dos alunos e pais.
Refira-se, ainda, que os resultados aglomerados de dois ou mais meses eram apresentados nas reuniões do Conselho Eco Escolas.
A divulgação do projeto e dos resultados obtidos ao longo do ano, também foi feita em dois programas de rádio da nossa RÁDIO ESCOLA em colaboração com a Rádio Local, a RÁDIO CLUBE DE ARGANIL um no 2º período e outro no 3º período e, ainda no jornal escolar «Ecos do Açor» a publicar no mês de junho e na reunião final do Conselho Eco Escolas.
Foi um projeto de muita responsabilidade, que envolveu alunos, professores, auxiliares e técnicos da escola e da comunidade escolar.
Os alunos mostraram sempre muito interesse e empenho. Pode dizer-se que mostraram especial gosto por desenvolver este projeto, tendo conseguido, com as suas ações, algumas melhorias mas não as suficientes para sermos mais eficazes na poupança e no desperdício alimentar.
Registo fotográfico da brigada em ação:
Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):
- 9-Monitorização_global.pdf
- Alunos-Desperdício alimentar.PDF
- Alunos-Lavagem das mãos.PDF
- Cartaz_Monitorização do desperdício alimentar.jpg
- Cartaz_monitorização do ruído.jpg
- Painel expositor da Brigada.jpg
- Pais-Desperdício alimentar nº1.pdf
- Brigada_da_cantina_Constituição.pdf
- Panfleto Brigada da Cantina.pdf
- Registo fotográfico da Brigada em ação.pdf